Homero critica modelo de transporte adotado em MT
O deputado federal Homero Pereira (PR) resolveu se aliar ao grupo liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), e defender o projeto de instalação do VLT (Veículo Leve sobre Trilho) na região metropolitana de Cuiabá, em vez do BRTs (Bus Rapid Transit), que prevê corredores exclusivos para ônibus. A discussões gira em torno dos projetos de mobilidade urbana voltados para os jogos da Copa do Mundo de 2014.
Homero sustenta que a instalação do VLT requer menos desapropriações do que do BRT. “Significa redução de tempo com questões periféricas como demandas judiciais”, disse nesta sexta (25), no twitter. Segundo ele, o sistema de trilhos também é mais adaptável às características estruturais da rua onde passará o veículo.
Ao defender publicamente o VLT, Homero entra na briga travada por deputados estaduais com diretores da Agecopa, responsável pela elaboração e execução dos projetos que visam atender as exigências da Fifa para que Cuiabá sedie jogos da Copa. O diretor-presidente da agência, Yênes Magalhães, entregou na última segunda (21) apenas parte do projeto do VLT na Caixa Econômica Federal, o que provocou novos questionamentos por parte dos parlamentares.
No mesmo dia, Riva levou dois empresários, do ramo de elaboração e implantação do VLT, para uma audiência com o governador Silval Barbosa (PMDB). Em 30 dias, a empresa Raiz vai apresentar ao peemedebista o projeto sobre a viabilidade da proposta.
Comentários