Polícia Civil estabelece metas para elevar qualidade de serviços prestados
A Polícia Judiciária Civil estabeleceu dez metas para elevar a qualidade dos serviços prestados à população. As diretrizes foram apresentadas na primeira reunião gerencial realizada nesta sexta-feira (25.02), com delegados, diretores, chefes de operações e cartórios das delegacias e de setores administrativos da diretoria da Instituição, na Academia de Polícia (Acadepol), em Cuiabá.
No encontro, com a presença de mais de 80 policiais, os dados da produtividade alcançados pelas unidades foram apresentados e analisados para adoção de parâmetros de manutenção de alguns indicadores e de melhorias do serviço policial. O delegado geral da Polícia Civil, Paulo Rubens Vilela, disse que as reuniões são importantes para a discussão e compartilhamento dos dados com os servidores que ocupam funções de chefias dentro nas unidades.
De acordo com o delegado geral, o espaço é uma oportunidade para todos mostrarem suas atividades, as dificuldades enfrentadas no dia a dia e compartilhar informações. "Discutimos aqui a produtividade de 2010 até a presente data. As próximas reuniões serão incrementadas com palestras voltadas ao atendimento público e a autoestima do policial, tudo em busca da excelência no serviço prestado à população", declarou Paulo Vilela.
A melhoria no atendimento ao público dentro das unidades policiais é uma das preocupações da Polícia Civil. Para motivar os participantes, o professor e consultor do SEBRAE, José Roberto Cesário, abordou do atendimento ao público com excelência. O especialista disse que é preciso conscientizar o profissional do setor público, tanto da importância de sua função quanto do bom atendimento aos usuários de seus servicos no sentido de melhorar a imagem da instituição. "A expectativa maior da pessoa no atendimento, não é que faça bem feito é que faça", frisou.
Durante a reunião foram entregues elogios coletivos aos servidores e representante das delegacias que buscaram arrecadar alimentos não perecíveis para a Campanha Polícia Civil Solidária do ano passado, que finalizou com cerca de 38 mil quilos de donativos.
O diretor metropolitano, delegado Marcos Veloso, apresentou o planejamento da diretoria para o primeiro semestre de 2011, focado no aprimoramento do serviço de registro de boletim de ocorrência das delegacias de Cuiabá e Várzea Grande, padronização dos procedimentos do plantão e de trânsito. "O foco da diretoria é melhorar o atendimento ao cidadão", afirma.
De acordo com Veloso, 100% dos policiais serão treinados para operar o Sistema de Registro de Ocorrência Policial (SROP) Web, no atendimento total, desde a forma de atender o cidadão a confecção do boletim de ocorrência com informações claras, precisas e consistentes. "Vamos fazer com qualidade dentro de um sistema de avaliação do atendimento pelo cidadão", declarou.
As regionais de Rondonópolis, Sinop, Cáceres e Barra do Garças receberam da Diretoria de Inteligência kits com câmara filmadora, binóculo, máquina fotográfica e impressora multifuncional para equipar os núcleos de inteligência. A doação integra o processo de interiorização e expansão do serviço de Inteligência que pretende até 2014 treinar 241 policiais analistas de inteligência.
O delegado regional de Cáceres Percival de Paula disse que os equipamentos serão bastante aproveitados pelo núcleo de inteligência nas investigações policiais. O delegado ressaltou o trabalho de combate a poluição sonora desenvolvido em parceria com o Ministério Público e anunciou a mudança de prédio da Delegacia do Adolescente em endereço próprio.
A delegada da Diretoria de Inteligência, Alessandra Saturnino, informou aos policiais da realização do II seminário "Atividade de Inteligência de Estado e de Segurança Pública", durante as comemorações do aniversário de 169 anos da Polícia Judiciária Civil no Estado de Mato Grosso. O evento vai acontecer nos dias 18 e 19 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, com a presença de renomadas autoridades do segmento da segurança pública.
O diretor de interior Jales Batista da Silva apresentou as ações operacionais e investigativas das delegacias do interior. Foram executadas 302 operações policiais, que culminaram na prisão de 1.761 pessoas suspeitas de crimes, apreensão de 204 armas de fogo, 129 veículos e cerca de 100 quilos de drogas durante as ações. Nas regionais também foram incinerados 1.032 quilos de drogas contra 824 em 2009. As delegacias das 12 regionais contabilizaram 1.530 armas de fogos apreendidas, de um total de 2.122 tiradas de circulação em todo o Estado.
Jales destacou o aumento de 5,79% nos inquéritos abertos e 5.14% nos concluídos, além do crescimento da lavratura dos autos de prisão em flagrante realizados pelas delegacias. Foram 8.988 procedimentos lavrados em 2010, sendo 1.150 a mais em relação a 2009, que teve 7.838 flagrantes formalizados.
A escrivã Keile Tatiane Almeida Leonço, da Delegacia Municipal de Nossa Senhora do Livramento, pela primeira vez participou da reunião. Ela sugeriu mais exposições voltadas aos policiais que estão na atividade-fim, dos recursos tecnológicos e projetos disponíveis que podem ajudar o policial lotado nas delegacias do interior.
Metas para 2011
As metas de resultados deverão ser cumpridas até dezembro de 2011. A principal delas é elevar o índice de abertura de inquéritos policiais dos 21,34%, atualmente, para 30% e o índice de conclusão de inquéritos para 90%. A investigação de ilícito penal é a principal missão da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, que tem concentrado esforços, mesmo com a carência de efetivo, para abrir investigações para todos os crimes e consequentemente seu esclarecimento.
No ano de 2010, as unidades policiais instauraram 30.024 mil inquéritos e concluíram 29.806, sendo 27.377 com autoria definida, em todo o Estado de Mato Grosso. Em números de TCOs foram 18.020 mil procedimentos encaminhados aos Juizados Especiais. Nas delegacias, 19.287 pessoas encaminhadas presas foram autuadas em procedimentos policiais. Também estão entre as metas o aumento de 40% na elaboração de termos circunstanciados de ocorrências (TCO) e elevação em 50% da taxa de conclusão de inquéritos abertos.
A qualidade no atendimento das delegacias é uma das prioridades da Polícia Civil. O registro de boletim de ocorrência deverá ter o atendimento aprimorado, com a redução do tempo médio de 1 hora e informações mais consistentes no documento. Uma vez confeccionados, os boletins deverão ser 100% despachados em 24 horas. Outra meta é dotar em 100% as delegacias da interior com o Sistema de Registro de Ocorrência Policial (SROP) na web. O sistema já opera em 80% das delegacias de todo o Estado de Mato Grosso.
A qualidade no atendimento das delegacias é uma das prioridades da Polícia Civil. O registro de boletim de ocorrência deverá ter o atendimento aprimorado, com a redução do tempo médio de 1 hora e informações mais consistentes no documento. Uma vez confeccionados, os boletins deverão ser 100% despachados em 24 horas. Outra meta é dotar em 100% as delegacias da interior com o Sistema de Registro de Ocorrência Policial (SROP) na web. O sistema já opera em 80% das delegacias de todo o Estado de Mato Grosso.
A capacitação dos servidores também será ampliada. A Academia da Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso (Acadepol) qualificou 2.635 profissionais só em 2010. Sendo 1.062 na Polícia Judiciária Civil e 1.573 nas demais áreas da Segurança Pública. A previsão é que todo o efetivo da PJC passe por cursos de reciclagem e formação até 2014.
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