Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Polícia
Segunda - 28 de Fevereiro de 2011 às 13:45
Por: Julia Munhoz

    Imprimir


Julia Munhoz/Olhar Direto

Na tentativa de evitar resultados negativos durante as abordagens policiais, patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mato Grosso, iniciaram nesta semana o ciclo de treinamento para uso do Taser (arma de choque) e do espargidor de pimenta. Além disso, os policiais participarão de capacitação e reciclagem sobre o uso de pistolas e armas longas.

Treinamento PRF - Julia Munhoz

“Todos os policiais vão passar pela capacitação, pois esses equipamentos menos letais são para evitar resultados de morte nas operações e abordagens”, explicou o instrutor de tiros da PRF, inspetor Marco Aurélio Amorim.

Os trabalhos de capacitação e reciclagem dos policiais dão sequencia ao processo de adequação às diretrizes estabelecidas por meio da Portaria Interministerial 4226/2010 do Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Todo o efetivo da PRF do Estado ira passar pela instrução. Aurélio explica que a equipe de instrutores irá se deslocar até as delegacias do interior para realizar o curso. Na capital, os policiais que trabalham no administrativo também participarão do treinamento, que está sendo realizado no estande de tiros da instituição.

Treinamento PRF - Julia Munhoz

A arma de choque já vem sendo utilizada pelo Núcleo de Operações Especiais (Noe)e o espargidor de pimenta é diferenciado dos utilizados pelas polícias, pois não espalha no ar e atinge especificamente os olhos.

O uso de instrumentos menos letais está alinhado à sedimentação de políticas públicas de segurança pautadas pelo respeito aos direitos humanos e pelo objetivo de reduzir os índices de letalidade resultantes de ações envolvendo agentes de segurança pública.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/71240/visualizar/