Via Campesina invade unidade da Braskem no RS
Manifestantes ligados à Via Campesina e a outros movimentos sociais invadiram na manhã desta terça-feira uma unidade da Braskem no Polo Petroquímico de Triunfo (97 km de Porto Alegre).
Segundo o movimento, que também é integrado pelo (Movimento dos Trabalhadores Desempregados) e o Levante da Juventude e Intersindical, 800 mulheres ocupam o pátio da empresa, controlada pelo grupo Odebrecht, desde as 8h.
De acordo com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, os manifestantes não passam de 350. No momento, policiais acompanham a manifestação. Não houve confronto.
Um documento divulgado pelos manifestantes afirma que o objetivo da invasão é denunciar o plástico verde --ou polímero verde--, um produto da Braskem produzido à base de cana-de-açúcar lançado em 2007.
Segundo os manifestantes, o plástico verde é tão nocivo e poluidor quanto o plástico fabricado à base de petróleo porque intensifica a monocultura, os produtos transgênicos, o uso de agrotóxicos e a concentração de terra.
Segundo a empresa, as operações na unidade não foram interrompidas. No local, são produzidos 200 mil toneladas de plástico verde por ano.
Comentários