Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Domingo - 06 de Outubro de 2013 às 06:24

    Imprimir


 Na sexta e última reportagem da série do Jornal das Dez da GloboNews sobre o sistema de saúde americano, os correspondentes Sandra Coutinho e Anderson Gazio mostram a difícil decisão de quem opta por fazer uma mastectomia para prevenir de um possível câncer de mama. Apesar da medicina dos Estados Unidos ser moderna, o país investe pouco em prevenção.

Leslie e Lorry cresceram juntas em Nova Jersey. Amigas de todas as horas, até nos sobressaltos com a saúde foram companheiras. Há 12 anos, duas irmãs de Leslie foram diagnosticadas com câncer de mama. Preocupada, Leslie foi pioneira em fazer o teste que determina uma forte propensão a desenvolver a doença.
 
Na época, ela nunca tinha ouvido falar sobre a dupla mastectomia preventiva, o mesmo procedimento feito pela atriz Angelina Jolie em maio. Depois de ver as irmãs sofrerem com o tratamento e com as incertezas do câncer, foi mais fácil tomar a decisão. Um ano depois, engravidou e teve uma filha saudável. Com o sentimento de ter mantido a feminilidade intacta e o total apoio do marido, Leslie nunca se arrependeu.
 
Com Lorry, o susto foi maior. No início deste ano, os médicos descobriram um tumor, que foi retirado rapidamente. Ela fez a dupla mastectomia e ainda está no processo de expansão do tecido do tórax para a colocação da prótese de longa duração. Um processo doloroso que ela enfrenta com coragem. O exemplo de Leslie ajuda, mas ainda é difícil imaginar como contar pra filha, de 5 anos tudo pelo que passou. Até a médica as amigas tiveram em comum.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/7110/visualizar/