Chávez debate com Kadafi mediação de Comissão de Paz na Líbia
O ministro de Comunicação venezuelano, Andrés Izarra, informou nesta quarta-feira que o presidente do país, Hugo Chávez, conversou na terça com o líder líbio, Muammar Kadafi, sobre a possibilidade de uma Comissão de Paz intermediar o conflito na nação africana.
"Confirmamos a conversa do comandante Chávez com Kadafi no dia de ontem sobre a proposta de uma Comissão de Paz para a Líbia", escreveu Izarra nesta quarta-feira em sua conta no microblog Twitter, sem detalhar a conversa.
O diálogo entre os dois líderes ocorreu depois de Chávez ter lançado na segunda-feira a proposta para a formação de uma comissão integrada por vários países para que dialogue com as partes em conflito na Líbia e evitar o derramamento de mais sangue.
"Eu preferia optar por buscarmos, e tenho certeza que muitos Governos estarão de acordo, uma fórmula política. Em vez de mandar soldados e aviões, por que não enviamos uma comissão de boa vontade para ajudar para que não sigam matando na Líbia?", disse Chávez.
O governante venezuelano rejeitou também a opção de que a violência na Líbia possa ser controlada com mais violência e considerou que a atual situação pode piorar se houver uma invasão.
Para Chávez, o interesse dos Estados Unidos e da Europa na situação da Líbia está vinculado ao petróleo que há na nação árabe.
Nos últimos dias, Chávez ressaltou em várias ocasiões sua amizade com Kadafi e chamou de "covardes" os que culpam o Governo da Líbia pelas mortes no país sem saber o que está acontecendo.
"Desta distância não vou condenar quem foi meu amigo por muito tempo sem saber exatamente o que está acontecendo na Líbia", disse.
Comentários