Fazendeiros se mobilizam para aprovação do código florestal
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Governo do Estado mobilizam os produtores rurais para acompanhar a votação do novo código florestal, dia 23 de março, em Brasília. A intenção é levar uma caravana de pelo menos mil fazendeiros para reivindicar a aprovação do código que beneficiará a segmento rural.
O presidente da Famato, Rui Prado, visitaram Barra do Garças e Querência para convidar o segmento ruralista.
Eles enalteceram que a principal modificação do código defendida pelo segmento rural é a retirada da obrigatoriedade de regularizar áreas menores de 320 hectares. Essa mudança permitirá que produtores com dificuldades de comprovarem a regularidade da terra possam ter financiamentos e continuarem a produzir. Lembrando que essa alteração não modifica a exigência de se manter a reserva legal de 35% de cerrado e 80% de floresta.
Outra novidade diz respeito à moratória que será permitida para aqueles produtores que desmatarem durante cinco anos para justamente eles se adequarem à legislação. O secretário-adjunto Luiz Alécio disse que o governo de MT defende a alteração do código e por isso está convidando o segmento rural para estar presente em Brasília dia 23 de março.
Em Barra do Garças, a comitiva participou de uma reunião na Câmara Municipal convocada pelo presidente do Sindicato Rural, Rodrigo Ragiotto. Depois de Barra do Garças, a comitiva seguiu para Querência e posteriormente estará em Sorriso e Colniza.
Se tudo der certo a previsão é que o novo código seja votado dia 23 de março em Brasília.
Comentários