Está programada para as 16h desta quinta-feira a solenidade de posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Ele irá assumir a vaga deixada pelo ministro Eros Grau, aposentado em agosto do ano passado ao completar 70 anos de idade.
O evento ocorrerá no Plenário da Suprema Corte e deverá contar com a presença dos presidentes dos três poderes da República, entre outras autoridades, convidados e familiares do novo ministro. Após o hino nacional, Luiz Fux será conduzido ao Plenário pelo decano e pelo membro mais novo da Corte, ministros Celso de Mello e José Antonio Dias Toffoli. De acordo com a programação, o diretor-geral da Secretaria fará a leitura do termo de posse antes de o ministro Cezar Peluso declarar Luiz Fux empossado. Convidado por Peluso, presidente do STF, a ocupar seu lugar na bancada do Plenário, Fux será conduzido para lá, novamente pelo decano e pelo ministro mais novo da Corte.
A sessão solene deverá ser acompanhada por aproximadamente 4 mil convidados. Terminada a solenidade formal em Plenário, ministros e convidados se deslocarão para o Salão Branco, localizado ao lado do Plenário, onde o ministro Luiz Fux receberá cumprimentos.
Ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Luiz Fux foi nomeado para o STF por decreto da presidente da República Dilma Rousseff publicado no dia 11 de fevereiro no Diário Oficial da União. Indicado para o cargo em 1º de fevereiro de 2011, ele foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal uma semana depois, sendo aprovado por unanimidade. No mesmo dia, teve seu nome aprovado também pelo Plenário da Casa.
Comentários