Saída do médico deixa prefeito em posição delicada
Maurélio deixa Saúde
Secretário de Saúde de Cuiabá, Maurélio Ribeiro, confirmou sua saída do comando da pasta. A decisão foi comunicada na manhã de ontem ao prefeito Chico Galindo (PTB), que deve anunciar nos próximos dias o nome do substituto. A posição de Maurélio coloca o chefe do Executivo municipal em situação no mínimo delicada. A crise emblemática verificada no setor gera desgaste político e deixa o prefeito na mira da oposição - responsável por críticas ferrenhas à administração. Maurélio admitiu o caos na área. "É uma tragédia que eu havia anunciado", disparou.
Ontem o secretário de Governo, Lamartini Godoy, descartou a possibilidade de assumir temporariamente o cargo. Maurélio assumiu a área no dia 19 de dezembro de 2009, em um período também conturbado, em substituição a Luiz Soares (PSDB). Ele é filiado ao DEM. À época, o então prefeito tucano Wilson Santos optou pelo convite para uma aproximação com o Democratas - sigla que se tornou sua principal aliada nas eleições de 2010.
A decisão de Maurélio está ligada diretamente à insatisfação em relação à possibilidade de resolver pendências na área e ainda de realizar novos investimentos. A peça orçamentária para 2011 prevê o total de R$ 306 milhões para o setor, o que seria pouco diante da demanda. "Temos essa situação de greve em Várzea Grande. Todo o atendimento tem sido realizado em Cuiabá, mas ninguém mostra isso", desabafou.
Segundo ele, o setor atravessa momentos difíceis com falta de recursos para assegurar estrutura necessária. Maurélio reclamou ainda das condições físicas das unidades de saúde, ressaltando a importância de Cuiabá conseguir se firmar politicamente para assegurar maior injeção de verba na pasta. O descontentamento de Maurélio também diz respeito à posição política de Galindo. "Percebo que falta não apenas dinheiro, mas também força política para exercer ações que assegurem um cenário mais favorável".
O gestor citou ainda o desgaste de sua imagem junto à população como um dos motivos para sair. Cirurgião especialista em obesidade e funcionário de carreira da área da saúde pública, ele dedicará seu tempo somente às atividades nos próximos dias. Maurélio se disponibilizou a continuar à frente dos trabalhos até que Galindo escolha seu sucessor. A previsão é de que ele deixe a função após o carnaval.
Comentários