Colheita da soja atrasa plantio do milho safrinha em Mato Grosso
Em Mato Grosso, o problema é com o milho safrinha. Muitos agricultores do norte do estado não conseguiram semear o grão na data estipulada porque a colheita da soja, que ocupava o campo, atrasou.
O agricultor Jetniel Klein pretende plantar 300 hectares de milho safrinha, só que o trabalho na propriedade que fica em Sinop, norte de Mato Grosso, está bem atrasado se comparado ao mesmo período no ano passado. “Começamos a plantar tarde a soja e atrasou o plantio do milho também. O ano passado, nessa época, já tínhamos plantado toda a área e esse ano não estamos nem na metade ainda”, disse.
O período considerado ideal para o plantio do milho safrinha com mais segurança em Mato Grosso já passou. Mesmo assim, muitos agricultores continuam o trabalho. Preferem arriscar na expectativa de que o clima colabore.
A Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Mato Grosso recomenda que a semeadura seja encerrada até o dia 20 de fevereiro para garantir uma boa colheita. Depois desta data, a lavoura pode ser prejudicada pelo começo da seca. “A grande preocupação que fica é com relação ao plantio de milho, se for muito tardio, a seca pode pegar exatamente a época de enchimento de grãos e aí podemos ter uma quebra de safra”, explicou Seneri Paludo, diretor da Federação de Agricultura de Mato Grosso.
Por causa deste atraso, a Federação de Agricultura de Mato Grosso estima uma redução de 7% na área ocupada com milho safrinha no estado.
Comentários