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Política
Sexta - 04 de Março de 2011 às 16:31

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A maior ponte de madeira da América do Sul, com 274 metros de extensão e que ligava o município de Colniza (1.065 km a Noroeste da capital) ao distrito de Guariba na MT-206 cedeu na manhã desta sexta-feira (04.03). Para garantir que a população não fique ilhada, a Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), em caráter de emergência e urgência, já providenciou um barco para atender a localidade que teve a ponte levada pela força da água do rio Aripuanã, que chegou encobrir a estrutura.

O barco deve iniciar suas atividades na próxima segunda-feira (07.03), quando chegará ao local. Essa medida garante o abastecimento de Colniza e Guariba, além do trânsito de pedestres e motocicletas. A população contará com a prestação gratuita desses serviços.

A solução em curto prazo encontrada pela Setpu para restabelecer o translado de veículos foi a retomada da balsa que existia no local e que funcionou até a inauguração da ponte em 2004. Inclusive a exploração foi concedida à mesma empresa privada que realizava o serviço na época. A secretaria disponibilizará as três carretas e um trator de esteira necessários para o translado da balsa até o rio Aripuanã.

A balsa entrará em atividade nos próximos 45 a 60 dias. Segundo o responsável pela Centro Oeste Navegações, Rodrigo Doerner, são necessários 10 dias para cortar a balsa que está na sede da empresa em Sinop, 20 dias para soldar a estrutura que será transportada parte por rodovias, parte por rios, e mais 15 dias para esse translado.

“Duas carretas sairão de Sinop até Juara pela MT-220, depois as partes da balsa vão boiando até Juruena pelos rios Arinos e Juruena, quando voltam pras carretas e vão até Colniza pela MT-208”, explicou Doerner.

Para a solução definitiva, o secretário da Setpu, Arnaldo Alves, solicitou que seja feito estudo de viabilidade para a construção de uma nova ponte.






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