Cerca de 60 lojas aceitarão as notas antigas em Mugardos, uma cidade pesqueira na Galícia que sentiu fortemente os efeitos da crise econômica e do desemprego na Espanha. Os comerciantes estavam relutantes no começo, mas agora dizem que a volta da peseta foi um sucesso.
Até mesmo pessoas de outras cidades foram a Mugardos apenas para gastar notas antigas que nunca haviam sido convertidas para o euro. Nesta semana, um homem visitou a loja de ferramentas local com uma nota de 10 mil pesetas que havia achado em sua casa e que, até então, não sabia o que fazer com ela. Em Mugardos, a nota foi trocada por uma sanduicheira.
Conversão
O euro foi introduzido na Espanha em janeiro de 2002, e, na época, os espanhóis tiveram três meses para trocar suas notas antigas em qualquer banco do país. Atualmente, apenas o Banco da Espanha aceita trocar pesetas por euros.
O banco relata que muitas notas de pesetas nunca foram trocadas - o equivalente a 1,7 bilhão de euros (R$ 3,9 bilhões). Acredita-se que essas notas tenham sido esquecidas, tenham se perdido nas casas ou sejam guardadas por colecionadores.
É dessa reserva que os comerciantes de Mugardos quer tirar proveito. Mas o Banco da Espanha supõe que metade das notas de pesetas perdidas talvez nunca retorne ao comércio - muitas podem estar nos bolsos de turistas e podem ter deixado o solo espanhol anos atrás.
Comentários