Uma pesquisa de opinião surpreendeu a França ao indicar que a líder da extrema-direita Marine Le Pen pode liderar o primeiro turno as próximas eleições presidenciais do país.
A pesquisa, do jornal Le Parisien, coloca Marine, líder da Frente Nacional - cargo antes ocupado por seu pai, Jean-Marie Le Pen - na frente de todos os demais candidatos no pleito previsto para o ano que vem.
O Le Parisien deu a Marine 23% das intenções de voto, dois pontos percentuais à frente do presidente Nicolas Sarkozy e da esquerdista Martine Aubry.
Mas alguns analistas questionaram a veracidade da pesquisa, realizada pela internet. Críticos dizem que esse tipo de pesquisa é bem menos confiável do que as feitas por telefone.
Além disso, ainda não está confirmado se a esquerdista Aubry será a candidata escolhida pelo Partido Socialista, o que também poderia interferir no resultado da pesquisa.
Ainda assim, o fato de Marine Le Pen aparecer tão bem colocada nas intenções de voto e à frente de Sarkozy é surpreendente, relata o correspondente da BBC em Paris, Hugh Schofield.
Marine, 42, lidera a Frente Nacional desde janeiro e aparece como sucessora de seu pai. Seu trunfo é contar com apoio dentro da classe média francesa.
Jean-Marie Le Pen disputou (e perdeu) o segundo turno das eleições de 2002 com Jacques Chirac, mas nunca teve apoio semelhante ao que está sendo recebido por sua filha, segundo Schofield.
Comentários