Consultas e cirurgias já foram desmarcadas e pacientes do SUS terão que esperar mais
4 hospitais regionais param
De acordo com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, no início do ano passado, mais de 120 mil pessoas aguardavam por atendimento pelo SUS em Mato Grosso. A maioria delas, 62,8 mil, precisava de consultas e, outras 57,2 mil de exames de média e alta complexidade. Outras 1,5 mil esperavam a realização de cirurgias ortopédicas, 500 cardíacas e, aproximadamente, 300 neurológicas.
Somente no município de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), aproximadamente 500 pacientes estão nesta situação, precisando de uma consulta, exames ou cirurgia nas especialidades de ginecologia, urologia, cardiologia, cirurgia vascular, neurologia, neurocirurgia, buco maxilo, otorrinolaringologia, traumatologia e ortopedia.
O secretário de Saúde de Sorriso, Ednilson de Oliveira, lembrou que são pessoas que não têm condições de pagar por um exame de média ou alta complexidade, ou pela cirurgia, e por este motivo se sujeitam a esperar longos períodos pelo atendimento no Sistema Único de Saúde.
"Agora elas vão ter que esperar até que uma nova data seja marcada. Esperamos que esta greve não demore muito e que os profissionais reavaliem esta decisão", enfatiza o secretário.
O Hospital Regional de Sorriso atende a população de 15 municípios da região Norte. A diretora Rejane Potrick Zen informou que todas as pessoas que estão com procedimentos agendados estão sendo avisadas do cancelamento. As novas datas só serão marcadas com a retomada dos serviços pela classe médica.
Enquanto isso, apenas os atendimentos de urgência e emergência serão realizados pelos 51 profissionais. Diariamente, uma média de 70 pacientes dá entrada no setor, todos os dias.
Segundo Rejane, não é possível informar o número exato de pacientes que será penalizado com a paralisação, já que as consultas, cirurgias e exames são realizados de acordo com as vagas disponíveis na unidade. "O hospital é ocupado, em sua maioria, por pacientes com quadro de urgência e emergência. Os procedimentos eletivos são realizados de acordo com o número de leitos que sobram".
O hospital atende também os municípios de Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.
Comentários