Pontuação mínima no Encceja representa certificado do ensino fundamental.
Inep aplica exame para jovens e adultos neste domingo
As provas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) serão aplicadas no próximo domingo (20), em 837 escolas de todo o país. Há 142.545 inscritos.
O Encceja tem como objetivo avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos com mais de 15 anos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada. Caso atinja a pontuação mínima exigida, 100 pontos em cada uma das provas escolhidas, o candidato poderá receber o certificado do ensino fundamental.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) enviou, via correios, o cartão de confirmação de inscrição aos candidatos. Mas os participantes podem consultar no site do Inep o local onde farão a prova, com o número do CPF.
As provas serão aplicadas pela manhã e à tarde. No período matutino – das 8h30 às 12h30 –, serão feitas provas de história, geografia e ciências naturais. Na parte da tarde, os participantes poderão fazer as provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação e matemática, das 14h30 às 19h30. Cada prova terá 30 itens de múltipla escolha e mais um tema proposto para a redação.
Os candidatos devem ficar atentos aos horários de aplicação. Pela manhã, os portões serão abertos às 7h e fechados cinco minutos antes do início do exame. À tarde, as escolas abrirão entre 13h e 14h25. Os candidatos devem levar um documento de identificação com foto, o CPF, o cartão de confirmação de inscrição e uma caneta esferográfica transparente de tinta preta. Não será permitida a entrada com aparelhos eletrônicos, relógio, material de estudo, lápis, borracha, apontador, grafite, calculadoras, conforme edital do exame.
Certificado
O participante será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. O nível 100 dessa escala significa que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação.
O boletim individual de resultados é fornecido pelo Inep, que, no entanto, não fornece atestados ou certificados, mas, manterá em sua base de dados os registros de todos os resultados individuais dos candidatos e os disponibilizará aos parceiros para possibilitar o processo de certificação. Portanto, é de responsabilidade do candidato solicitar sua certificação na instituição indicada no ato da inscrição. Caberá à Secretaria de Educação do estado ou do município do candidato emitir o certificado de conclusão.
A certificação de conclusão do ensino médio para os estudantes com 18 anos completos é ofertada por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Comentários