Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Segunda - 21 de Março de 2011 às 15:19

    Imprimir


A ACRIMAT - Associação dos Criadores de Mato Grosso – realizou o Projeto Acrimat em Ação no último sábado (19), no município de Vila Rica, 1.276 quilômetros de Cuiabá. O município fica no Nordeste de Mato Grosso, região pólo da Acrimat composta por 22 municípios e cerca de 5,4 milhões de cabeças de gado. Segundo informações do Indea – Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, Vila Rica possui cerca de 700 mil cabeças de gado e está instalado apenas o frigorifico Quatro Marcos com capacidade de abate de 1.415 animais por dia, mas fechado há mais de 2 anos.

A situação é critica em toda região Nordeste, onde estão instalados sete frigoríficos. A região tem condições de abater por dia 5.305 mil cabeças por dia, porém além do frigorifico de Vila Rica, as unidades de Confresa, Canarana e Nova Xavantina estão fechadas e deixando de abater diariamente 4.255 mil cabeças, o que representa 80,2% da capacidade de abate. No município de Canarana está instalada uma planta do frigorífico Arantes com capacidade diária de abate de 440 cabeças. Na cidade de Confresa está o frigorifico Independência, com capacidade de abate de 1.200 cabeças por dia, o mesmo frigorifico tem uma unidade em Juína com estrutura para abater 500 cab/dia; Em Água Boa está instalado o JBS/Bertin que tem condições de 500 abates/dia. O frigorifico Quatro Marcos tem uma planta em Vila Rica com capacidade para 1.415 cab/dia; em Nova Xavantina existem dois pontos de abates, o IFC Internacional para 1.200 abates diários e o Abatedouro Imperial com capacidade para apenas 50 animais por dia.

A cidade de Vila é a décima primeira a receber o projeto Acrimat em Ação que tem como proposta levar informações aos 35 mil criadores de gado de mais de 100 mil propriedades rurais de Mato Grosso. Ao todo serão 20 municípios visitados por uma equipe multidisciplinar, formada pelos profissionais da Acrimat e seus parceiros, que receberão informações sobre os principais projetos desenvolvidos pela Acrimat. Entre eles: GPS, Cartilha de Crédito (Banco do Brasil e Sicredi), Cartilha do Empregador Rural e informações sobre o setor levantadas pelo Imea – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária. As cidades que fazem parte do roteiro representam mais de 30% do rebanho bovino, com 28,7 milhões de cabeças, o maior do Brasil. A equipe da Acrimat vai percorrer mais de 20 mil quilômetros em três meses, para cumprir toda agenda de eventos.

O presidente do Sindicato Rural de Vila Rica, Eduardo Ribeiro, disse que o setor pecuário está abandonado e esquecido pelo poder público e que “só temos a Acrimat e a Famato para brigar por nós”. Acrescenta que precisam de ajuda técnica, financiamentos rurais, assessoria jurídica e de representatividade junto aos poderes e executivo, legislativo e judiciário, “e iniciativas como esta da Acrimat é que nós faz acreditar vamos conseguir mudar tudo isso”.

Mais de 50 pecuaristas participaram do evento e ouviram do presidente da Acrimat, José João Bernardes, que o projeto Acrimat em Ação foi feito para levar informação sobre o setor, pois acredita que “o conhecimento é fundamental para se pleitear mudanças”. Ele informou ainda “que os pecuaristas de Mato Grosso estão se beneficiando dos programas e projetos desenvolvidos para atendê-los”. O diretor da Acrimat, Júlio Ferraz Rocha, também falou da necessidade de união dos produtores “e esse projeto tem também essa proposta, pois ninguém vai a lugar nenhum sozinho”.

O secretário adjunto de Acompanhamento das Políticas e Programas de Desenvolvimento do Estado, Vicente Falcão, também participou do evento em Vila Rica. Ele ouviu reivindicações dos produtores e disse que “ações como essas da Acrimat fortalecem o setor e aumenta o poder nas soluções dos pleitos”. Falcão, que representava o governo de Mato Grosso, salientou que “todas as solicitações devem ser encaminhadas por escrito pelas entidades representativas e posteriormente serão analisadas pelas áreas competentes do governo. Nenhumas das demandas ficarão sem resposta, pois esse setor é muito importante para Mato Grosso”. Os pedidos foram de melhorias nas estradas e redução de ICMS para venda do boi em pé para outros estados.


Projetos apresentados:

GPS - Programa de Gestão de Propriedades de Sucesso – Esse programa possibilita que o produtor identifique os índices financeiros, econômicos e técnicos de sua propriedade. Estão inscritos nesse Programa 284 propriedades rurais.


Cartilha do Empregar Rural – A Cartilha tem com proposta auxiliar o produtor a conhecer melhor a Legislação Trabalhista aplicada ao campo e assim tem condições de fazer a gestão social de sua propriedade com segurança jurídica. A cartilha foi elaborada com a participação da Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso – SRTE/MT - e o Ministério do Trabalho e Emprego.


Cartilha de Crédito Rural - A Cartilha tem como o objetivo divulgar informações aos produtores rurais sobre as linhas de crédito que estão disponíveis no mercado. A cartilha foi produzida em parceria com o Banco do Brasil e o Sicredi MT, PA e RO.


Imea - Bovinocultura de corte em Mato Grosso – o presente, e o futuro?

A oferta de machos para o abate será menor em 6% neste ano, mesmo com o aumento do rebanho em 5%;

O abate de machos deverá ser igual ou maior que em 2010, já que com a manutenção do preço a níveis elevados estimula ainda mais o produtor a investir na produção;

Como o comportamento do abate de fêmeas é inverso ao do preço, deverá permanecer estável a níveis baixos.


Municípios visitados pelo projeto ACRIMAT em Ação:

Cuiabá - 15/02 ; Cáceres - 21/02 ; Poconé - 22/02 ;Pontes e Lacerda -25/02 ; Vila Bela - 02/03 ; Rondonópolis -12/03 ; Guiratinga -14/03 ; Água Boa -15/03 ; Canarana - 16/03 ; Querência -17/03 ; Vila Rica -19/03 ; São José do Rio Claro - 31/03 ; Brasnorte -01/04; Juara -02/04 ; Juína -04/04 ; Castanheira - 04/04 ; Sinop -06/04 ; Colíder -07/04; Nova Monte Verde -08/04 ; Alta Floresta -09/04 .






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/70181/visualizar/