Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 24 de Março de 2011 às 07:43
Por: CAROLINA HOLLAND

    Imprimir


Os números comprovam o que muita gente já tinha percebido: choveu acima da média em Mato Grosso nos três primeiros meses do ano. Janeiro, fevereiro e março registraram volume de chuva maior do esperado para o período. E a previsão é que o clima continue chuvoso até abril.
 
As chuvas acima da media são efeito das mudanças climáticas em todo o mundo, segundo a diretora do 9º Distrito de Meteorologia, Marina Padilha. “Há uma frente fria em cima do Estado que deve continuar ali por um bom tempo. Deve chover bastante até meados de abril”, afirma.

Em janeiro deste ano choveu 337 mm no Estado, sendo que a média para o período é de 214 mm. Em fevereiro, foram registrados 359,3 mm de chuva, enquanto que o esperado era 208,6 mm. E março, que ainda nem terminou, já ultrapassou a média de chuva para o mês, que é de 169,5 mm. Até ontem, havia chovido 209,3 mm em Mato Grosso.

Uma das preocupações relacionadas ao excesso de chuvas é com o nível dos rios em todo o Estado. Alertas foram emitidos para alguns municípios, como Santo Antônio de Leverger e Barra do Garças, mas a Defesa Civil diz que situação das águas na maior parte de Mato Grosso ainda é tranquila.

Porém, em alguns municípios, como Santo Antônio de Leverger (34 Km ao sul de Cuiabá), o nível da água inspira cuidados. Ontem de manhã, as águas do rio Cuiabá chegaram a 8,60 metros, sendo que a cota de alerta é de 9,45 metros na região. A Defesa Civil emitiu alerta esta semana para a prefeitura do município. Situação semelhante acontece em Barão de Melgaço (113 Km ao sul da Capital), onde o nível do rio Cuiabá está bem perto da cota de alerta. Ontem, o rio estava a 6,20m, sendo que a cota é de 6,80m.

Mas há alguns municípios, como Barra do Garças (509 Km a leste), onde o nível do rio Araguaia já ultrapassou a cota de alerta de 5 metros, chegando a 6,4m. Apesar disso, a cheia não produziu grandes danos à população. “O município tem uma situação atípica, pois as pessoas que moram à beira do rio têm poder aquisitivo maior do que ribeirinhos de outras cidades. Os danos são menores”, explica Mário Oliveira, diretor do Centro de Monitoramento de Risco e Desastres da Defesa Civil de Mato Grosso.

E há previsão de mais chuva para os próximos dias em Mato Grosso, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Amanhã, o céu deve permanecer de encoberto a nublado com pancadas de chuva na maior parte do Estado. A mínima será de 20ºC e a máxima de 36ºC. Para sexta-feira e sábado, a previsão é de tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima será de 20ºC e a máxima chega a 36ºC.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/69900/visualizar/