Conversações nos bastidores correm em sigilo, mas já estão bastantes adiantadas
Blairo Maggi articula retorno de Mauro Mendes ao PR
Uma articulação concebida há poucos dias, e que vem sendo tratada de forma extremamente sigilosa nos bastidores da política, pode culminar com o retorno do empresário Mauro Mendes ao Partido da República. O senador Blairo Maggi é o principal entusiasta da idéia - e o mais dedicado ator para tentar fazer com que o projeto se viabilize.
A possibilidade, que começou a ser discutida de forma despretensiosa em um almoço recente, na mansão de Maggi no Lago do Manso, agrada tanto aos interesses do senador progressista quanto aos de Mendes, que poderia ser o atual governador caso não tivesse, num ato considerado precipitado, rompido com os republicanos e migrado para o PSB, onde tentou, sem sucesso, se eleger ao Palácio Paiaguás em 2010.
O que motiva Maggi, segundo fonte do PR, é o fato dele não ter nenhum interesse em voltar a disputar o governo, em 2014. E, caso o partido não tenha um candidato forte, com condições reais de vencer a disputa, fatalmente o senador Maggi será convocado, novamente, a ir para o sacrifício e peitar as eleições, afirmou a fonte.
A possibilidade de ser candidato ao governo, de novo, chega a causar vertigens em Maggi, que quer, assim que concluir seu mandato de senador, em 2018, se dedicar exclusivamente à família e aos seus negócios.
A própria disputa ao Senado, no ano passado, foi decidida meio que a contragosto, já que o ex-governador já havia anunciado, publicamente, que não disputaria mais nenhum cargo eletivo. A desmotivação com seu segundo mandato, naquele momento, era nítida.
O governador Silval Barbosa (PMDB), que venceu Mendes na disputa no ano passado, já foi consultado a respeito do assunto. Segundo a fonte do MidiaNews, ele não teria se oposto à possibilidade, mas disse que se trata de uma questão delicada, que precisa ser debatida com calma.
Consultado ontem, um assessor de Maggi confirmou que o assunto vem sendo debatido nos bastidores. Ele ficou de falar com o senador e repassar um posicionamento formal à reportagem.
Reunião em Brasília
Na última segunda-feira, o senador Maggi, o diretor do DNIT Luiz Antônio Pagot e Mauro Mendes teriam se reunido em Brasília, com o objetivo de definir os próximos passos da articulação. A empolgação de Mauro Mendes pelo projeto é tamanha que, segundo a fonte do PR, ele já vem afirmando a interlocutores que não tem mais nenhum interesse em disputar as eleições para prefeito de Cuiabá, em 2012.
Comentários