Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sexta - 25 de Março de 2011 às 13:55
Por: Alline Marques

    Imprimir


Marcos Negrini/Secom-MT

O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga (DEM), assumiu o cargo na manhã desta sexta-feira (25) e, na tentativa de evitar uma crise, já prometeu priorizar o setor de extensão rural, valorizando a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Além disso, o deputado licenciado aproveitou para pedir ajuda dos grandes produtores para dar melhores condições aos pequenos agricultores.

“Não adianta investir na agroindústria se não se investir na extensão rural e assistência técnica, para garantir aos pequenos produtores melhores condições de produção. Quero levar a assistência às propriedades dos 141 municípios para realizar a transferência de tecnologia e assim fazer cumprir o nosso papel. Quero a Empaer marcando presença nas propriedades”, discursou na solenidade de posse.

O secretário propôs ainda que a Assembleia Legislativa crie uma Frente Parlamentar da Extensão Rural. A medida anunciada por Zé Domingos deverá acalmar os ânimos dos servidores da Empaer, que há anos denúncia o abandono do órgão e reclamam da falta de valorização do profissional. Na quarta-feira o órgão já havia anunciado o processo seletivo para contratação de cinco profissionais, que deverão atender 350 propriedades na cidade de Chapada dos Guimarães.

A valorização da agricultura familiar foi uma das promessas do governador Silval Barbosa (PMDB), que chegou a estudar a possibilidade da criação de uma pasta somente para o segmento, mas acabou apenas agregando valor à secretaria adjunta que existia na antiga Seder.

Domingos também fez questão de ressaltar que não deixará o setor produtivo de lado e prometeu participar das discussões sobre a renegociação das dívidas e Código Florestal. “Quero estar envolvido com todos os setores e não podemos segregar os grandes dos pequenos. Por isso, quero aqui pedir o apoio do setor produtivo, dos grandes produtores, para ajudar os pequenos”, ressaltou.

A ida de Domingos para a Sedraf foi marcada por muita discussão. Isso porque, Silval fez o convite ao deputado na tentativa de acomodar o ‘amigo’ Gilmar Fabris (DEM), que mesmo sendo filiado ao DEM,que apoiou o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) nas eleições de 2010, fez campanha para o peemedebista.

Porém, Fraga não estava disposto a apenas esquentar cadeira e reivindicou autonomia na pasta. Uma carta de reivindicação feita pelo Democratas foi enviada ao governador, que acatou alguns pedidos e após quase três meses de discussão, Domingos assume a pasta, antes gerida por Jilson da Silva.

O ex-secretário poderá continuar na pasta como adjunto, porém com o objetivo de atrair recursos federais para o Estado, podendo ficar mais em Brasília do que no Estado. Porém, o fato ainda não foi confirmado, existe apenas uma conversa sobre o assunto.

Polícia começa investigar tiros em residência de promotora criminal
De Sinop - Alexandre Alves
Foto: Reprodução
 Começaram investigações para apurar dois disparos de revólver na residência da promotora Anne Karine Louzich Hugueney, da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso (410 km de Cuiabá). Um perito da Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec), de Sinop, esteve, ontem à noite, fazendo exame de balística na residência.

O delegado da Polícia Civil de Sorriso, Braulio Junqueira, disse, ao Olhar Direto, não ter mais informações sobre o caso. “A Politec foi acionada pela Polícia Militar e não foi registrado boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil”, falou.

O comandante da PM de Sorriso, tenente-coronel Celso, não foi encontrado na PM para falar sobre o assunto, por estar em viagem nesta sexta-feira. O perito que estava de plantão ontem preferiu não passar informações. Porém, uma fonte informou que teriam sido encontradas pelo menos duas marcas de projétil na casa da promotora, uma sobre a porta e outra sobre a janela.

A fonte de Olhar Direto informou ainda que uma equipe do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público, estaria em Sorriso acompanhando as investigações. A promotora Anne Karine Louzich Hugueney não foi encontrada na Promotoria Criminal, hoje de manhã, para falar sobre o caso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/69722/visualizar/