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Cidades
Sábado - 26 de Março de 2011 às 09:34
Por: Laís Costa Marques

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O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a licença prévia para que a América Latina Logística (ALL) construa o trecho da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) de Itiquira (a 357 km de Cuiabá) até Rondonópolis (a 212 km da Capital). Com a emissão do documento, o início das obras passa a depender da realização de audiências públicas e da liberação da licença para instalação.

O secretário extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, explica que a intenção é não deixar as obras pararem por falta de autorização e que assim que o terminal de cargas em Itiquira for entregue, previsto para agosto ou setembro deste ano, os trilhos sejam construídos em direção à Rondonópolis. "Com a licença em mãos o cronograma apresentado pela ALL não fica comprometido e até 2012 a ferrovia chega à cidade".

A analista ambiental e superintendente substituta do Ibama em Mato Grosso, Cibele Ribeiro, revela que os trâmites são realizados via Brasília, por meio da Diretoria de Licenciamento Ambiental (DILIC). Com relação ao período entre o pedido e a emissão da licença, ela diz que varia muito porque são expedidas muitas licenças prévias, para instalação e para operação, mas que somente nos 2 primeiros meses deste ano 100 documentos foram concedidos para ferrovias, hidrovias e pesquisas na área de petróleo.

A assessoria de imprensa a ALL informou que a empresa irá se pronunciar na segunda-feira (28). O economista e professor, José Manoel Marta, explica que na verdade estas obras estão muito atrasadas e que por falta de investimentos a Ferronorte ficou parada durante muitos anos. "A construção depende do interesse da empresa e por um tempo a ALL não desembolsou recursos para a construção da ferrovia".

O novo trecho licenciado tem uma extensão de 75 km e representa a terceira etapa do projeto de expansão dos trilhos de Alto Araguaia (a 415 Km de Cuiabá) a Rondonópolis. A partir de então, a chegada dos trilhos até a Capital depende ainda da elaboração do projeto e da escolha de uma empresa para execução da obra, visto que a ALL abriu mão do trecho. Vuolo afirma que o objetivo é que na inauguração da Ferronorte em Rondonópolis seja apresentado o projeto e a empresa. "Ainda não temos definições. Empresas têm manifestado interesse na construção e vamos analisar as propostas", afirma ao confessar que há, porém, sinalização de que a Valec (estatal) assuma o projeto.


 





Fonte: A Gazeta

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