ALL recebeu ontem a licença prévia e ‘trecho sul’ segue seu cronograma
Ibama libera construção da ferrovia até Rondonópolis
Os prazos do cronograma das obras da ferrovia Senador Vicente Vuolo, em Mato Grosso, estão garantidos. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou a construção da terceira etapa da ferrovia (antiga Ferronorte) – entre os municípios de Itiquira e Rondonópolis, ambos localizados ao sul de Cuiabá. A informação foi repassada ao governo do Estado pelo presidente da América Latina Logística (ALL) – concessionária dos trilhos -, Paulo Basílio, após receber a licença prévia do órgão federal, ontem.
O secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, destacou que a liberação da licença ambiental é fruto do trabalho em conjunto do governo Silval Barbosa e da bancada Federal de Mato Grosso, que se reuniu, em Brasília, com o presidente do Ibama, Curt Trennepohl, que também mostrou disposição em analisar os acertos propostos pela ALL. “Agora no prazo de 30 a 45 dias, o Ibama vai realizar a audiência pública”, informou Vuolo ao explicar o próximo passo para licença definitiva.
Vuolo revelou que existia uma preocupação do governo de Mato Grosso em relação aos prazos. O temor era de que a liberação da licença ambiental não saísse dentro do prazo e, com isso, atrasar todo o cronograma das obras "até a chegada em Itiquira, cujo terminal intermodal deve ser inaugurado entre o final de agosto e início de setembro. Depois disso não se tinha certeza de nada".
Se a licença saísse após a conclusão do terminal de Itiquira (357 quilômetros ao sul de Cuiabá), a ALL poderia desmobilizar o canteiro de obras o que atrasaria o cronograma em pelo menos um ano. “Agora temos a certeza que a ferrovia vai chega a Rondonópolis até o ano que vem”, comemorou Vuolo.
De acordo com o governo do Estado, o chamado “projeto de expansão da Malha Norte” está com as obras em ritmo acelerado. Ao todo serão 250 quilômetros de ferrovia, dividido em três etapas. Foram construídos mais de 100 quilômetros de infraestrutura e outros 20 quilômetros de superestrutura (dormentes e trilhos) executados. A terceira etapa são os 75 quilômetros entre a comunidade de Mineirinho até Rondonópolis que aguardava a liberação do Ibama.
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