Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 29 de Março de 2011 às 08:59
Por: FERNANDO DUARTE

    Imprimir


Mesmo antes de estar efetivamente trabalhando, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) em Mato Grosso recebeu outra denúncia de irregularidade em empreendimentos. A nova denúncia está relacionada à falsificação de documento para autorizar a implantação.

A denúncia foi divulgada pelo deputado Percival Muniz (PPS), cotado para assumir a presidência da CPI. Segundo o parlamentar, a denúncia não é anônima. O autor assinou o documento, mas o nome será mantido em sigilo para resguardá-lo.

Muniz também se comprometeu a fazer um trabalho transparente e disse que toda a investigação não terá cunho político, mas servirá para esclarecer o setor energético no Estado.

Ao menos três denúncias chegaram à CPI desde que ela foi anunciada. Na semana passada, o agricultor brasnortense David Perin denunciou a retirada irregular de 6,2 mil metros cúbicos de madeira da PCH Bocaiuva. Ele também afirma ter recebido ameaças de morte por causa das manifestações.

Além desse caso, outras três hidrelétricas localizadas em Sapezal e Campos de Júlio foram acusadas de retirar indevidamente 700 mil toneladas de cascalho. A previsão é de que o cronograma dos trabalhos seja apresentado também na tarde de hoje.

A Assembleia contesta o fato de apenas 12 processos de PCHs terem tido autorização do Legislativo das mais de 140 usinas registradas na Secretaria do Meio Ambiente (Sema), incluindo as que estão operando, sendo implantada, em estudo, não-iniciada e paralisada.

Reunião - Membros da CPI se reunirão hoje por volta das 15 horas na Assembleia Legislativa. Entre as pautas estão a definição dos cargos e as denúncias recebidas.

Fazem parte como titulares da comissão os deputados Percival Muniz (PPS), Sérgio Ricardo (PR), Baiano Filho (PMDB), Dilmar Dal’Bosco (DEM) e Walter Rabelo (PP).

A reunião foi pedida por Muniz, que, mesmo não sendo confirmado como presidente, solicitou o encontro por ser o mais velho entre os parlamentares que estão na comissão. Esse pedido está previsto no regimento interno da AL





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/69417/visualizar/