Cristina Kirchner deve assinar mais de dez acordos com o líder venezuelano
Hugo Chávez viaja à Argentina e vai receber prêmio de jornalismo
A presidente argentina, Cristina Kirchner, assinará nesta terça-feira (29) em Buenos Aires uma série de acordos com o governante da Venezuela, Hugo Chávez, que receberá um prêmio acadêmico pela sua importância para a comunicação.
A ida de Chávez à Argentina será a primeira etapa de uma viagem do presidente venezuelano pela América do Sul. Chávez se reunirá com Cristina na sede do governo argentino com o objetivo de fortalecer os laços entre os dois países, além de assinar mais de dez acordos na área de energia, alimentos, comércio, transporte e turismo no país.
Chávez informou que, entre os convênios, estão a instalação na Venezuela de indústrias e fábricas de "processamento de frutas, leite e alimentos". Outros incluem a importação de veículos, de maquinário agrícola e de 600 mil toneladas de alimentos.
Depois da visita aos estaleiros, os dois governantes participarão de um almoço no Palácio San Martín de Buenos Aires, sede do Ministério das Relações Exteriores, junto a funcionários, dirigentes políticos e sociais.
Chávez ganhará prêmio por comunicação popular
Fontes diplomáticas afirmaram que é possível que depois do almoço no Palácio San Martín de Buenos Aires, sede do Ministério das Relações Exteriores, Chávez vai comparecer à universidade da cidade de La Plata, onde receberá um prêmio "pela comunicação popular", concedido pela faculdade de jornalismo da região.
O prêmio Rodolfo Walsh, que o presidente venezuelano receberá nesta terça-feira, é dado àqueles que, "no âmbito nacional e latino-americano, contribuam para a comunicação popular, a democracia e a liberdade dos povos", afirmou a universidade, situada a cerca de 60 km de Buenos Aires, em comunicado.
A decana da faculdade, Florencia Saintout, admitiu que será "um prêmio muito polêmico e que produzirá muita discussão" pelo enfrentamento que Chávez mantém com a imprensa de seu país. Mesmo assim, defende o presidente socialista.
- Claramente achamos que na Venezuela há liberdade de imprensa e damos um prêmio a um presidente por uma comunicação popular.
Presidente irá ao Uruguai, Bolívia e Colômbia
Chávez prevê viajar ainda nesta terça-feira ao Uruguai, onde se reunirá com presidente José Mujica, para depois continuar sua viagem por Bolívia e Colômbia.
O venezuelano também anunciou neste domingo (27) que recebeu um convite da presidente brasileira, Dilma Rousseff, para se reunir com ela em algumas semanas em Brasília.
Chávez visitou pela última vez a Argentina em outubro passado, quando foi ao funeral do ex-presidente Néstor Kirchner, marido e antecessor de Cristina.
Argentina e Venezuela têm vigentes múltiplos acordos no campo econômico e de troca comercial dentro de um processo de integração que ambos os países começaram em 2004, durante o Governo de Néstor Kirchner.
Comentários