Um mês depois, perícia descartara a participação de Sebastião de Deus no crime
Homem acusado de degolar jovem tem prisão revogada
Após um mês preso na Cadeia Pública de Paranatinga (373 km ao Sul de Cuiabá), Sebastião de Deus, 37, ganhou a liberdade. O operador de máquinas teve a prisão revogada na última sexta-feira (25) pelo juiz Hugo José Freitas da Silva, o mesmo que decretou a sua prisão.
Sebastião foi preso no dia 26 de fevereiro, sob a acusação de ter estuprado e degolado a jovem Vanessa Luz dos Santos, 27. O assassinato, praticado com requintes de crueldade, chocou a cidade de Paranatinga.
O delegado da Polícia Civil, Márcio Sampaio, responsável pelas investigações, disse em entrevista ao MidiaNews que o clamor social pode ter influenciado na prisão de Sebastião.
"Houve um grande clamor da população querendo justiça, e esse clamor pode ter motivado a denúncia contra Sebastião e sua prisão", explicou.
Sampaio destacou que um dos motivos de Sebastião ter sido detido foi uma suposta confissão dele a agentes da Policia Militar.
"Fortes indícios apontavam para Sebastião. Ele foi visto com a mulher, antes de ela ser assassinada. Militares afirmaram que ele confessou o assassinato; já no depoimento oficial, ele negou o crime", disse Sampaio.
Na época, Sampaio revelou que, uma semana após a prisão de Sebastião, as informações iniciais da Polícia Técnica descartavam a participação do operador de máquinas no crime.
"Não recebemos o laudo oficial da Polícia Técnica, mas informações preliminares davam conta que as amostras de sangue colhidas no local não são compatíveis com as do suspeito. O sangue encontrado nas roupas do preso não são da vítima", disse o policial. Mesmo assim, Sebastião continuou preso por um mês.
O laudo oficial da Policia Técnica, concluído na semana passada, comprovou que não existiam indícios da participação de Sebastião no assassinato de Vanessa.
Em liberdade desde a última sexta-feira, Sebastião terá que comparecer ao Fórum de Paranatinga, quando necessário, para prestar esclarecimentos sobre o caso.
Entenda o caso
A PM de Paranatinga prendeu Sebastião de Deus, na madrugada do dia 24 de fevereiro, após uma denúncia anônima. Ele foi encontrado em uma fazenda a 180 km de Paranatinga, já no município de Gaúcha do Norte.
Na época, o delegado Marcos Sampaio disse que o suspeito possuía vários fatores que o apontavam como assassino de Vanessa. Entre eles, a falta de álibi, motivação, já que ele vendia drogas e a vítima era usuária, além das roupas sujas de sangue que foram encontradas com Sebastião.
"Ele é conhecido por vender drogas e a vítima era usuária. Existem rumores que ela também estava repassando drogas. Pode existir uma dívida que tenha motivado o crime. Ele também estava com várias roupas sujas de sangue, fugiu da cidade logo que o crime aconteceu", disse o delegado, em entrevista concedida em MidiaNews no dia 25 de feveveiro.
A jovem Vanessa da Luz foi estuprada e degolada na madrugada do dia 20. O corpo, nu, estava jogado nas proximidades da Feira Municipal e foi encontrado por moradores que passavam no local.
Foram encontrados uma faca e um preservativo ao lado do corpo da jovem.
Comentários