Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quarta - 30 de Março de 2011 às 08:37
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


Presidida pelo oposicionista Percival Muniz, CPI das PCHs vai investigar a concessão de licenças por parte da Sema no Es
Presidida pelo oposicionista Percival Muniz, CPI das PCHs vai investigar a concessão de licenças por parte da Sema no Es
A CPI das PCH"s (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e das Usinas Hidrelétricas, instalada na tarde de ontem na Assembleia Legislativa, tendo o deputado Percival Muniz (PPS) na presidência, promete fazer uma varredura sobre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) - responsável pelas concessões de licenças ambientais - referente aos últimos 10 anos. Liderada por parlamentar da oposição, a comissão coloca o Poder Legislativo em linha de choque com o Executivo estadual - que teme os reflexos das investigações sob pena de manchar a imagem do Estado em relação ao tratamento dispensado à área ambiental. Muniz prometeu concluir os trabalhos em prazo recorde de 60 dias. A CPI tem prazo regimental de 180 dias para apresentação de relatório -podendo ser prorrogada. Existe possibilidade de anulação de contratos no Estado.

De posse de levantamento preliminar sobre o setor, Muniz e o relator da comissão, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), anunciaram a "provável" inconstitucionalidade de atos a cargo da pasta, que também teria desrespeitado o Poder Legislativo ao encaminhar para a Casa de Leis apenas 12, de um total de 154 solicitações para atuar no setor (considerando pedidos rejeitados, processos em andamento e concessões). O deputado Walter Rabello (PP) assumiu a vice-presidência na investigação dos processos de licenciamento e concessões de exploração de usinas e PCH"s. A comissão também solicitará informações do Conselho Estadual de Meio ambiente (Consema) e ainda da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre as ações.

Primeiro-secretário da Casa de Leis, Sérgio Ricardo (PR), que chegou a ser aventado para ocupar a presidência da comissão, abriu mão da função. O PR se posicionou contrário à validação das ações. Ainda sem precisar o número exato de denúncias, os deputados não economizaram críticas sobre a gestão da Sema em relação às PCH"s - que de quebra atinge as Usinas Hidrelétricas. Segundo ele, o artigo 270 da Constituição do Estado diz que todas as concessões para o setor devem passar pelo aval da Casa de Leis - dessa forma as ações a cargo da Sema estariam, no mínimo, desalinhadas. Outro ponto de desconfiança dos parlamentares consiste no fato de a Sema, sob responsabilidade do secretário Alexander Maia, ter encaminhado para a Assembleia apenas pedidos referentes a PCH"s acima de 30 MW. "As que estão abaixo de 30 MW devem estar irregulares" arriscou o presidente.

Entidades como a OAB seccional de Mato Grosso, Ministério Público e outros segmentos da sociedade civil organizada serão convidadas a participar dos trabalhos. Preferindo não mencionar "nomes", o presidente da comissão disse que não são "apenas os bacanas" que têm direito às concessões e sim "todos os brasileiros".





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/69298/visualizar/