Após atraso para própria posse, Fabris faz um discurso polêmico
Esperada desde o final do ano passado, quando começaram as negociações do governador Silval Barbosa (PMDB) com o DEM para a composição de seu secretariado, a Assembleia empossou nesta quarta (30) o suplente de deputado Gilmar Fabris (DEM), que ocupará a cadeira do também democrata José Domingos Fraga.
Ele se licenciou de seu cargo no Legislativo na última quinta (24), para assumir o comando da secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). Mesmo diante da expectativa, a solenidade de posse de Fabris, que teve início por volta das 9h30, teve que ser adiada.
O presidente da Assembleia, José Geraldo Riva (PP), deu início, no pequeno expediente, à posse do suplente, mas ao convocá-lo, se deu conta que ele ainda não estava presente no local. “Ele está chegando, deve ter ficado preso no trânsito de Cuiabá”, desculpou-se Riva, dando seguimento à sessão. Enquanto aguardavam a chegada de Fabris, os familiares e convidados para a cerimônia ouviram o discurso do deputado Emanuel Pinheiro (PR), que resolveu dar seguimento aos trabalhos da Casa.
O democrata adentrou o plenário às 9h54 quando foi retomada a solenidade de posse e foi declarado oficialmente empossado. Fabris disputou as eleições de 2010 sub judice, enquadrado na Lei da Ficha Limpa sob acusação de compra de votos, mas conseguiu reverter a situação horas antes da diplomação, em 16 de dezembro. Mesmo descongelados, seus 20.885 votos não foram suficientes para assegurar uma vaga, ficando na primeira-suplência da coligação composta por DEM, PTB e PSDB.
Ao ser empossado, ele relembrou sua trajetória no pleito geral e destacou que o momento era especial para ele. “Nunca tive, nos cinco mandatos que tive até aqui, uma posse tão honrada”, ressaltou, lembrando a possibilidade de ter uma solenidade exclusiva.
Às 10h18 - Fabris relembra apoio a Silval
Primeiro democrata a apoiar a campanha de reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB), em seu discurso de posse, Fabris destacou que fez a escolha certa ao defender a permanência do peemedebista no governo. “A aliança veio errada desde Brasília, mas aqui eu não poderia me omitir ao fato de que Silval era o melhor para o nosso Estado”, disse.
Às 10h20 - Riva destaca perfil combativo de Fabris
“Ele não tem meias palavras”, ressaltou Riva sobre Fabris. Segundo o presidente da Casa, na política é muito comum se deparar com pessoas que não costumam dizer nem sim, nem não, mas que o deputado recém-empossado é diferente e nunca teve medo de dizer o que pensa, exaltando o perfil combativo do democrata.
Às 10h25 - Percival comemora retorno de Fabris
Em nome do colegiado de deputados, Percival Muniz (PPS), também ressaltou o perfil de Fabris como uma de suas principais qualidades. “É importante que as pessoas tenham estilo. Gilmar tem um estilo próprio”, disse, ressaltando que o democrata não fica “em cima do muro” e sempre diz o que pensa.
“Hoje, nós estamos dando um exemplo de democracia”, disse. “Todos podem ter julgado, mas ninguém pode se abster de reconhecer as qualidades que ele tem. E ele tem liderança política”, concluiu, ressaltando sua capcidade de reunir, na cerimônia de posse, pessoas que fizeram história em Mato Grosso, como o deputado federal Júlio Campos e o ex-deputado Oscar Ribeiro, ambos do DEM.
Percival destacou que em seu retorno à Assembleia, Fabris deverá encontrar uma parlamento diferenciado do que participava na legislatura passada. “Estamos começando o ano numa legislatura diferenciada, respeitosa, mas afirmativa”, comentou, exaltando a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das unsinas hidrelétricas e a mudança na estrutura da Agecopa. “Acredito que Fabris vai engrandecer o debate nesta Casa”, concluiu.
Comentários