Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Quarta - 30 de Março de 2011 às 18:02

    Imprimir


Masataka Shimizu, presidente da Tepco (Tokio Electric Power), que opera a usina nuclear de Fukushima --atingida por vazamentos após o terremoto seguido de tsunami do último dia 11 --foi hospitalizado nesta terça-feira.

De acordo com a imprensa japonesa, o executivo de 66 anos sofre de problemas de tensão arterial elevada.

No último dia 16, Shimizu tirou uma licença de uma semana por problemas de saúde e teve que abandonar o comitê de crise criado pela empresa e pelo governo japonês.

O governo japonês ordenou nesta quarta-feira avaliações imediatas de todos os reatores nucleares do país para garantir que não serão registrados os mesmos problemas que os da central de Fukushima.

Uma carta foi enviada pelo ministro da Economia, Comércio e Indústria, Banri Kaieda, aos principais executivos das nove empresas regionais de energia do Japão, assim como a outras duas empresas que administram centrais nucleares.

O Japão tem mais de 50 reatores, todos à beira do mar, em um arquipélago ameaçado por tremores diários.

A central Fukushima Daiichi, na região nordeste do país, enfrenta uma situação grave desde o tremor.

O fornecimento de energia foi cortado após o terremoto e maremoto, os reatores foram afetados e os sistemas de resfriamento deixaram de funcionar, o que provocou o aquecimento do combustível, explosões e vazamentos radioativos.

Depois de estudar os mecanismos e as lacunas que levaram a esta catástrofe, o ministério exigiu que todos os reatores em atividade sejam revisados rapidamente e que sejam adotados dispositivos para evitar novos acidentes.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/69220/visualizar/