Usinas preveem aumento de 3,2% em produção de açúcar
Os números são, respectivamente, 0,52% e 3,25% maiores que os registrados na safra anterior (2010/2011), já encerrada. A produção de cana, por sua vez, será de 569,5 milhões de toneladas --2,11% maior em relação ao efetuado em 2010.
Do total de etanol, 17,21 bilhões serão para o hidratado e 8,30 bilhões para o anidro (misturado à gasolina). O volume, segundo a instituição, é suficiente para atender a mistura de 25% na gasolina, mesmo com o aumento da demanda verificado nos últimos dias por causa do preço do hidratado.
Com relação à exportação do produto, as operações devem apresentar retração de até 1,45 bilhão de litros --queda de 18% em relação à safra anterior.
Segundo o diretor-técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, o efeito será um incremento de quase 500 milhões de litros no mercado doméstico, porém inferior ao crescimento esperado na demanda em função das vendas aceleradas de carros flex.
Para ele, o cenário é de deficit estrutural na oferta de cana, sendo preciso criar incentivos para que ocorra um novo ciclo de investimentos na produção.
AÇÚCAR
Para a produção de açúcar, as usinas deverão operar próximas da capacidade instalada, na medida em que a moagem de cana por essas unidades deverá ser praticamente a mesma do último ano, segundo a Unica.
As exportações devem apresentar índice de crescimento inferior ao esperado para a produção. Enquanto o crescimento na produção de açúcar deverá atingir 1,09 milhão de toneladas, as exportações podem avançar apenas 0,60 milhão de toneladas, atingindo o total de 24,90 milhões de toneladas para a próxima safra, segundo a entidade.
Comentários