A Agência Espacial Européia (sigla ESA, em inglês) acaba de produzir o mais preciso geoide - tipo de mapa da força da gravidade da Terra -, a partir de informações coletadas pelo satélite Goce, o que permitirá um entendimento melhor do funcionamento do planeta. Segundo a ESA, cientistas têm agora acesso ao mais acurado geoide da História.
O geoide é a superfície de um oceano global ideal, sem marés ou correntes, moldada somente pela gravidade. É uma referência essencial para mensurar a circulação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo, todos afetados pela mudança climática.
O satélite Goce conseguiu coletar informações suficientes para criar um modelo mais acurado da força da gravidade terrestre depois de apenas dois anos em órbita. Cientistas acreditam que o satélite Goce vai gerar imagens e informações da topografia terrestre dinâmicas e padrões de circulação dos oceanos com qualidade sem precedentes de resolução.
O novo geoide foi apresentado nesta quinta-feira, durante o 4º Seminário Internacional do Goce, em Munique, na Alemanha.
Comentários