Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Ex-secretário deixou o cargo para assumir como deputado estadual. Rosa Neide Sandes de Almeida assume interinamente a secretaria.
Governo publica nomeação de nova secretária de educação em MT
A nomeação de Rosa Neide Sandes de Almeida foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (8), em substituição a Ságuas Moraes que ocupava o cargo de secretário de educação. A aposentadoria titular do mandato do deputado estadual Homero Pereira levou o suplente do deputado, Ságuas, a pedir exoneração do cargo na Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para tomar posse como deputado federal, em Brasília. A exoneração e a nomeação foram divulgadas no Diário Oficial no mesmo dia.
Homero deixou o cargo no dia 25 de setembro, devido ao tratamento contra o câncer. Ele sofre de uma variação atípica de câncer que requer dedicação exclusiva ao tratamento.
A troca de nomes ocorreu em meio à greve dos professores da rede estadual pública, que se aproxima dos dois meses. Mas Ságuas alegou que tentou adiar ao máximo a sua saída, a fim de deixar Cuiabá apenas após obter um acordo com os professores grevistas. Agora a assessora especial Rosa Neide fica interinamente responsável pela Seduc.Prorroguei minha vinda até o 13º dia da notificação, até que percebi que não ia mais para frente. Já chegamos ao limite do estado. Não tinha mais como ficar aguardando”, declarou Ságuas nesta segunda-feira, referindo-se às tentativas infrutíferas de se encerrar a paralisação dos professores.
No entanto, ainda antes de completar 50 dias de paralisação, Ságuas usou do mesmo argumento para pedir que os professores retomassem as atividades letivas. Ele disse que havia "esgotamento" e as negociações não teriam mais condições de avançar. Em seguida, o estado viria a repetir a proposta salarial aos professores, a mesma que os profissionais já haviam rejeitado.Nesta segunda-feira, parte da categoria decidiu desistir da greve e algumas escolas já retornaram às suas atividades, mas os números divergem. A Seduc afirmou que metade das 744 escolas do estado já voltaram a funcionar; por sua vez, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintep) contesta dizendo que 81% dos 39 mil professores se mantêm de braços cruzados.
Ságuas ainda anunciou que deve continuar militando no ramo da educação. E que cobiça uma vaga na comissão de Educação da Câmara Federal, um dos espaços de maior prestígio ao lado das comissões de Saúde e de Constituição e Justiça. Entretanto, o partido deve ser consultado para verificar a melhor linha de atuação na Casa.
Fonte:
Do G1 MT
URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/6905/visualizar/
Comentários