Políticas Públicas integrada à Segurança Pública é tema de palestra
Dando prosseguimento às ações do Governo de Mato Grosso no Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo (MT+20), a Casa Militar em parceria com as secretarias de Segurança Pública (Sesp) e Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), realizou nesta sexta-feira (01.04), no Salão Nobre "Secretário Cloves Vettorato" a palestra “A influência da Política Pública Integrada de Segurança na Estratégia de Desenvolvimento de Mato Grosso", ministrada pelo secretário Geral do Fórum Brasileiro de Segurança, dr. Renato Sérgio de Lima, que é formado em Ciências Sociais e doutor em Sociologia, além de especializado em segurança pública.
O secretario adjunto da Casa Militar, tenente-coronel Clelcimar Santos Rabelo Souza, destacou a importância desta palestra no planejamento das ações de segurança no MT+20. “A ideia principal, de trazer o doutor Renato, é fazer uma reflexão sobre a importância e a interrelação das ações integradas das políticas de Estado voltada para segurança, e para o enfrentamento da criminalidade”, informou o Ten. Cel. Rabelo.
O tenente-coronel ressaltou ainda que esse tema não é um fenômeno que deve ser combatido somente pela segurança pública, ou pelas forças policiais. “Neste sentido, a palestra tem o o objetivo buscar a contextualizar quais as ações e políticas que cada uma das pastas do Estado podem implementar no sentido de contribuir para a gestão preventiva da violência e criminalidade, e por conseguinte alcançar um objetivo macro do Estado que a questão da melhoria da qualidade de vida e da coesão social”, explicou.
Segundo o secretário Geral do Fórum Brasileiro de Segurança, Renato Sérgio de Lima, “a segurança e desenvolvimento são faces de um mesmo processo do Estado, visando melhorar a qualidade do serviço público prestado a população e esta qualidade tem, na verdade, um mote muito forte que é o mote da ordem democrática brasileira”, destacou Lima.
“Acho fundamental esta iniciativa do governo de Mato Grosso incorporar o tema da segurança no MT+20, é sem duvida uma visão das mais modernas, e de um olhar que supera uma dicotomia Estado-Sociedade, Economia-Sociedade, pensando que só teremos desenvolvimento pleno quando tivermos garantias de segurança, saúde e educação. Então, incorporar a segurança e coesão social como eixo do projeto é, sem dúvida nenhuma, extremamente inovador e merece todo o elogio e os parabéns pela iniciativa”, finalizou Lima.
Comentários