Levantamento da Polícia inclui Várzea Grande; tráfico de drogas é principal motivo
Cuiabá tem 86 execuções em 3 meses; quase 1 por dia
Em três meses, a área metropolitana de Cuiabá teve 86 assassinatos, sendo 53 na capital e 33 na cidade de Várzea Grande, representando uma média de quase uma execução por dia.
Março passado reflete a escalada da violência, pois fechou com 37 assassinatos, sendo considerado o mês mais violento de 2011. Os números são da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Várzea Grande teve um recuo no número de assassinatos, pois, em janeiro, foram 16 e, no mês seguinte, caiu para sete, aumentando para 10 em março. Cuiabá, ao contrário, avançou: fechou janeiro com 17 execuções, diminuindo para nove e aumentando três vezes mais - subiu para 27.
Um levantamento realizado pela DHPP aponta que o tráfico de drogas é um dos principais motivos de quase metade das execuções. Em alguns casos, trata-se de casos de viciados mortos a pancadas.
Em seguida, vêm acerto de contas (o viciado compra droga e não paga) e crime passional (motivado por paixão).
O que chama a atenção dos policiais é que cinco execuções ocorreram em confronto entre policiais e assaltantes, ou mesmo vítimas e assaltantes, num índice superior a 5%.
Comentários