Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quarta - 09 de Outubro de 2013 às 08:21

    Imprimir


 A burocracia para emissão de um Plano de Manejo Florestal é um dos grandes problemas do setor de base florestal e tem travado a economia de alguns municípios, a exemplo de Marcelândia (740km da capital). Para tratar desse assunto uma comitiva de vereadores locais reuniu-se com o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) na manhã de hoje, a quem solicitaram a aprovação do Projeto de Lei nº14/21013.
 
Aprovada em agosto pelo Plenário da Assembleia Legislativa, a proposta de autoria de Dal’Bosco prevê modificação no Código Ambiental do Estado para que o Manejo Florestal seja autorizado apenas com a apresentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), dispensando a licença Ambiental Única (LAU), que demora, em média, dois anos para ser emitida. “Mato Grosso tem sido muito sacrificado pela questão ambiental, fato esse, que tem impedido o governo de sancionar o projeto. Mas temos trabalhado para provar aos gestores que a proposta desburocratiza o processo de manejo sem que haja qualquer prejuízos ao Meio Ambiente”, disse Dal’Bosco afirmando que a proposta deve receber ainda esse mês sanção governamental.
 
De acordo com os vereadores Antônio Silva - Garganta de Ouro (PSDB), Altivar Pawlak - Bidão (PRP), Waldomiro Bueno (PR), Eloi Lazarin (PSD) e Fausto Nobres (PSD) é imprescindível que o governo ofereça segurança jurídica ao setor que contribuiu significativamente com a economia do Estado. “Nossa economia depende da atividade madeireira e infelizmente já tem empresários fechando as portas e demitindo os trabalhadores na região. Esta situação é prejudicial ao Estado, que arrecadará menos”, relatou Garganta de Ouro.
 
Dilmar avalia ainda, que a situação do setor se complica ainda mais diante da atual política tributária de Mato Grosso. “As taxas são altas e portarias e decretos são publicados diariamente neste estado para penalizar aqueles que querem trabalhar na legalidade”, critica.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/6888/visualizar/