Sema libera duplicação de Rosário a Rondonópolis sem estudo ambiental
O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) referendou parecer técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que dispensa apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental - EIA-RIMA, para duplicação de 283 quilômetros da BR-163/364, entre Rondonópolis a Rosário Oeste.
Ano passado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) conseguiu transferir os estudos ambientais para duplicação da rodovia do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) para a Sema. Com a dispensa do EIA-RIMA, a autarquia comandada por Luis Antônio Pagot pode proceder às licitações das obras.
De acordo com o planejamento, a duplicação será dividida em três lotes e executada simultaneamente, o que acelera o andamento dos trabalhos. O primeiro trecho vai de Rondonópolis (km 128,7) até a Serra de São Vicente (Km 261,90). O segundo abrange o trecho do final da Serra (km 278,9) e Cuiabá (Km 321,30). O terceiro se estende do km 353,5 (Trevo do Lagarto) até Rosário Oeste (Km 461,70).
Na Serra de São Vicente o Dnit já executa obras de adequação, que inclui a construção de uma variante em pavimento rígido (concreto). Com investimento de R$ 80,9 milhões o trecho com tráfego de nove mil veículos por dia deve ser concluído em julho de 2011.
No trecho de 45 km entre Rosário Oeste e o Posto Gil a duplicação custará R$ 219 milhões e o vencedor da licitação foi o Consórcio Saches Tripoloni Pella, composto pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni e Pella Construções e Comércio. No orçamento também está incluso a restauração da pista existente, além da adequação da capacidade da mesma.
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