Vietnã captura tartaruga "sagrada" para tratamento médico
Uma tartaruga gigante que é vista como o símbolo da independência do Vietnã foi capturada no último domingo para ser submetida a tratamento médico, despertando comoção no país.
Milhares de pessoas se aglomeraram ao redor de um lago da capital Hanói para observar o trabalho de uma equipe de resgate de 50 pessoas que, com a ajuda de barcos e redes, conseguiu trazer a tartaruga doente para terra firme.
A tartaruga está com feridas abertas no pescoço e nas pernas, possivelmente causadas por lixo e poluentes no lago Hoan Kiem ou pela ação de pescadores e de outras tartarugas menores.
Seu estado de saúde tem sido debatido no país há meses, mas ela havia escapado de tentativas prévias de tratamento.
Animal é visto como símbolo da independência vietnamita
SAGRADA
A tartaruga é, segundo a lenda vietnamita, guardiã de uma espada mágica que no século 15 foi usada para combater invasores chineses. Por isso, é reverenciada no país e chamada de "bisavô".
Embora especialistas calculem que ela tenha entre 80 e cem anos, a crença popular é de que o animal tenha mais de 300 anos de idade.
Além disso, o animal é um dos poucos remanescentes de uma espécie em extinção, a Rafetus swinhoei --acredita-se que existam apenas mais quatro exemplares semelhantes a ele no mundo.
O peso de 200 kg do animal forçou a equipe de resgate a usar três redes de diferentes tamanhos para mantê-lo sob controle.
Os socorristas nadaram ao lado do animal enquanto ele era preso pelas redes e o guiaram em direção a uma gaiola gigante. Essa gaiola foi levada a uma ilha, onde a tartaruga receberá tratamento.
"Pode-se dizer que ela seja um representante do país, então tratá-la é necessário", disse à agência Reuters o morador de Hanói Luu Tien Xuan, de 78 anos. "As pessoas estão preocupadas. Seria triste se o lago perdesse a tartaruga."
Comentários