No 1º trimestre deste ano foram emplacadas 26,339 mil unidades ante 23,744 mil em 2010
Venda de veículos sobe 10%
Considerando somente o mês de março, as vendas subiram 0,45%, de 10,329 mil no ano passado para 10,375 mil este ano. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (5) pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Mato Grosso (Sincodiv-MT). O presidente da entidade, Paulo Boscolo, explica que, apesar da retomada dos impostos e das mudanças na forma de financiamento, o setor tem oferecido promoções para continuar atraindo clientes. De acordo com ele, as montadoras estão concedendo descontos nas taxas de juros e exigindo menos valor de entrada para financiar o veículo.
O gerente de vendas da concessionária Trescinco, Sérgio Antônio de Oliveira, comenta que o crescimento observado no trimestre foi de 10%. Segundo ele, o valor médio do veículo mais vendido varia de R$ 30 mil a R$ 35 mil. Ele revela que a taxa de juros é de 1,49% ao mês e que o cliente pode financiar o carro totalmente.
Na Soma Veículos, o gerente Adriano Andrade, revela que para atrair o cliente as taxas de juros foram reduzidas chegando a 0,72%. De acordo com ele, os financiamentos podem ser feitos em até 60 meses. "As vendas deste ano superaram as do ano passado", diz sem divulgar o percentual.
O bancário Thiago José dos Santos pesquisou o mercado antes de comprar o carro zero quilômetro. Segundo ele, as taxas de juros e condições para financiamentos continuam atrativas para o consumidor. No entanto, ele revela que a pesquisa antes da aquisição é a melhor maneira para não pagar caro. "Há muita diferença entre as concessionárias".
Conforme o levantamento do Sincodiv-MT, os emplacamentos de caminhões e ônibus, no acumulado do ano, aumentaram de 7,62%, subindo de 827 para 890 de um ano para outro.
Já em Cuiabá apenas 28,66% das vendas são motocicletas. Neste ano foram vendidas 2,197 mil unidades a um total de 7,666 mil veículos emplacadas entre janeiro e março de 2011.
Para o gerente de uma concessionária de motos, em Rondonópolis, Wilton Juarez de Silva, o poder aquisitivo é determinante na hora das vendas. Ele explica que no interior do Estado a renda familiar é menor do que daqueles que moram na capital.
Comentários