Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 06 de Abril de 2011 às 18:43

    Imprimir


Brasília, 06/04/11 – São José dos Campos (SP) recebe, no próximo dia 8 de abril (sexta-feira), o 2º Laboratório de Aprendizagem em Inovação Brasil-Suécia. Durante o evento, realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Agência Sueca de Inovação (Vinnova), representantes de governo, indústria e academia dos dois países voltarão a debater sobre oportunidades de estabelecer projetos tecnológicos conjuntos.

O 1º Laboratório de Aprendizagem em Inovação Brasil-Suécia aconteceu em maio de 2010 e debateu sobre diferentes setores para cooperação em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Aquela edição identificou como áreas de interesse comum para projetos inovadores as cadeias de saúde, materiais de transporte e energia, além da coincubação e internacionalização de empresas de base tecnológica. Nesta segunda edição, serão aprofundados os debates nesses temas e identificadas oportunidades de novos projetos tecnológicos conjuntos.

Para o diretor da ABDI, Clayton Campanhola, a realização de parcerias em áreas intensivas em conhecimento contribui para o aumento da competitividade da indústria brasileira. “Brasil e Suécia estabeleceram, em 2009, uma cooperação industrial em áreas estratégicas. O mecanismo dos Laboratórios de Aprendizagem em Inovação é um meio de gerar projetos conjuntos e dar concretude a essa cooperação”, afirma.

O 2º Laboratório de Aprendizagem em Inovação Brasil-Suécia conta com a parceria dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Ciência e Tecnologia (MCT), além da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), do Movimento Brasil Competitivo (MBC), do Parque Tecnológico de São José dos Campos e da Embaixada da Suécia no Brasil.

 Cooperação Brasil-Suécia

Entre os resultados da cooperação Brasil-Suécia está a parceria firmada entre a empresa brasileira Vale Solução em Energia (VSE) e a sueca Scania, para desenvolvimento, produção e comercialização de motores a etanol e suas aplicações. O objetivo é viabilizar a utilização de motores pesados a etanol comercial, sem aditivos, com rendimento comparável aos motores diesel e com baixíssimas emissões de CO2 orgânico.

A VSE nasceu em 2007 a partir da associação entre a Vale, mineradora brasileira de atuação global, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), principal agente de indução da economia nacional. A empresa tem como foco o desenvolvimento, industrialização e comercialização de sistemas completos de geração distribuída de energia limpa. Seus produtos caracterizam-se pelo uso de fontes renováveis, como etanol, carvão vegetal, resíduos e biomassa.

“A solução tecnológica desenvolvida pela VSE para a Scania mostra a capacidade brasileira de liderar projetos tecnológicos conjuntos. Trata-se de uma cooperação de beneficiará Brasil e Suécia, com aplicações que podem ser aproveitadas ao redor do mundo, como alguns países da África que buscam alternativas para transmissão e distribuição de energia”, avalia o diretor da ABDI.

As áreas de tecnologias renováveis e energias limpas estão entre as mais promissoras no que se refere à liderança brasileira em cooperações internacionais e internacionalização de empresas. “A ABDI e a Vinnova estudam formas de apoiar projetos nesses setores e certamente este assunto fará parte das discussões do 2º Laboratório de Aprendizagem em Inovação Brasil-Suécia”, conta o gerente de Assuntos Internacionais da ABDI, Roberto Alvarez.

A cooperação Brasil-Suécia também conta com atividades e missões técnicas promovidas pelo Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), especialmente no setor aeroespacial. Executado pela ABDI, o PAIIPME realizou uma missão técnica à Suécia na qual se verificou competências empresariais e programas governamentais de apoio ao setor aeroespacial.

 

Serviço

2º Laboratório de Aprendizagem em Inovação Brasil-Suécia

Data: 8 de abril de 2011

Hora: 9h às 17h30

Local: Parque Tecnológico de São José dos Campos

End.: Presidente Dutra, Km 138, Eugênio de Melo

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/68574/visualizar/