As ações da companhia encerraram a sessão em alta de 4,94 por cento nesta quarta-feira em resposta ao surpreendente comunicado interno do presidente-executivo, no qual ele afirma que a companhia tem sido lenta em tomar decisões, perdido qualidade na execução de projetos e tido pouca disciplina para garantir uma expansão agressiva.
O comunicado, que circulou na terça-feira, foi amplamente avaliado como o primeiro passo para mudar a situação da empresa, uma vez termômetro do setor de tecnologia, cujos papéis perderam um terço de seu valor nas últimas 52 semanas.
"Negação, tristeza e então aceitação são a sequência se emoções pelas quais as pessoas passam antes de avançar para uma recuperação", afirmou o analista Mark Sue, da RBS Capital Markets.
"Não é diferente em companhias. A Cisco está reconhecendo que tomou decisões equivocadas e está trabalhando para seguir em frente e lidar com sua complexidade organizacional, falta de produtos competitivos, foco, e tempo para o mercado", acrescentou em nota.
Nos últimos anos, com empresas como a HP, Huawei
e Oracle reagindo ao mercado ou se reformulando para fornecem soluções completas, a dominância da Cisco no setor de redes foi ameaçada.
Alguns analistas também afirmaram que a companhia se aventurou muito longe em áreas como o setor de set-top boxes e outros aparelhos.
(Reportagem de Paul Thomasch)
Comentários