Consumidor cauteloso afeta expectativa de faturamento do varejo
Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial – Páscoa 2011
Pesquisa com 886 executivos do varejo aponta que o setor está menos otimista por conta do maior endividamento do consumidor e dos juros maiores no crédito
São Paulo, 07 de abril de 2011 - A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para a Páscoa 2011 mostrou que o otimismo do empresário caiu em relação à mesma data de 2010. Em 2011, 49% dos entrevistados esperam aumentar seu faturamento na Páscoa, 33% repetir o crescimento de 2010 e 18% preveem redução. Na Páscoa do ano passado, a expectativa sobre a elevação do faturamento foi recorde, quando 58% estimavam elevação do faturamento. O ano de 2011 apresenta a terceira melhor expectativa para as vendas da Páscoa da pesquisa, iniciada em 2006.
Na análise por porte, 78% dos grandes empresários do varejo acreditam em crescimento de seu faturamento. Nessa direção, nas médias empresas são 60% dos respondentes e nas pequenas 46%.
Os varejistas do Centro-Oeste são os mais otimistas, 62% deles esperam aumentar seu faturamento na comparação com a Páscoa 2010. No Norte são 54% dos empresários do varejo na mesma condição, no Sudeste 53%, no Sul 45% e no Nordeste 41%.
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para a Páscoa 2011 entrevistou 886 principais executivos do varejo, em todo o território nacional, de 14 a 22 de março de 2011.
Presentes
Nesta Páscoa 2011, 91% dos presentes oferecidos serão ovos e bombons de chocolate; 4% roupas, sapatos e acessórios; 2% celulares e smartphones; 1% brinquedos; 1% eletrônicos e 1% utilidades domésticas.
Na Páscoa de 2010, os presentes oferecidos foram ovos e bombons de chocolates 87%; roupas, sapatos e acessórios, 4%; celulares, 3%; brinquedos, 1%; eletrônicos, 1%; produtos de informática (notebook, PC etc), 1%; jóias e relógios, 1% e outros 2%.
Composição das Vendas
Segundo os empresários entrevistados, nesta Páscoa 2011 50% de suas vendas serão à vista e 50% a prazo. Esta foi a mesma composição da Páscoa do ano passado.
Vale notar que desde o início da pesquisa, em 2006, a participação das vendas à vista para a Páscoa tem crescido, em relação às vendas a prazo, e nas últimas três pesquisas se situa no patamar atual dos 50%.
Meios de Pagamento
Para a Páscoa 2011, as vendas à vista serão realizadas 40% em dinheiro; 23% em cartão de crédito; 18% em cartão de débito; 17% em cheques; 1% em cartão da própria loja e 1% em outros. As vendas a prazo serão pagas 45% em cartão de crédito parcelado; 27% em cheque pré-datado; 18% em financiamento ou crediário; 4% em cartão de débito parcelado; 4% outros e 2% cartão da própria loja parcelado.
Na Páscoa 2010, as vendas à vista foram feitas 40% em dinheiro; 23% em cartão de crédito; 17% em cartão de débito; 18% em cheques; 2% em cartão da própria loja e 1% outros. As vendas a prazo: 40% em cartão de crédito parcelado; 33% em cheque pré-datado; 18% em financiamento ou crediário; 3% em cartão de débito parcelado; 3% em cartão da própria loja parcelado e 3% outros.
Parcelamento
Os cheques pré-datados terão a maior parte de seu parcelamento em até 4 vezes, conforme os varejistas entrevistados, e os cartões de crédito, parcelados em até 6 vezes. Os financiamentos/crediário serão em até 10 parcelas. Este levantamento não foi realizado na Páscoa 2010.
Comentários
O percentual de varejistas otimistas (49%) com a Páscoa 2011 volta ao patamar do Dia das Crianças de 2009, quando o país tinha se recuperado dos impactos da crise global. Considerando somente a data (Páscoa), é a terceira melhor desde 2006, quando do início da pesquisa.
Os varejistas vêm acompanhando a evolução do endividamento e da inadimplência do consumidor, que aliados aos juros mais altos do crédito reduzem as expectativas de maior crescimento do faturamento.
Isto fica mais claro com a estimativa de vender mais ovos de Páscoa, do que em igual data de 2010, dado que são produtos de ampla opção de preços. Perdem posição os celulares e os produtos de informática, que são intensivos em crédito. Tudo leva a crer que as expectativas dos varejistas são de que a maior parte dos consumidores demandem produtos mais baratos e outros compradores, novamente, recorrerão ao parcelamento.
A Região Centro-Oeste toma a dianteira das melhores expectativas de faturamento na data, por conta do bom desempenho de sua economia, com a valorização internacional das commodities, que vem gerando aumento de emprego e renda.
Nos meios de pagamento, chama a atenção de que as modalidades à vista praticamente não mudaram. Já nos pagamentos a prazo, há a consolidação dos cartões de crédito.
Para concluir, o varejo deve ter um bom crescimento das vendas físicas, com expansão moderada do faturamento na Páscoa 2011.
Metodologia
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para a Páscoa 2011 foi a campo no período de 14 a 22 de março, com 886 executivos do setor do comércio de todo o país. Esta pesquisa para as datas comemorativas do varejo começou a ser desenvolvida em 2005. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra de empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
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