Nenhum deputado tem perfil para presidir a Agecopa, garante Riva
O presidente da Assembleia José Riva descartou, ao menos, por enquanto qualquer discussão relativa à indicação de um novo presidente para comandar a Agecopa. Segundo ele, no momento, apenas questões relacionadas ao modelo de gestão são debatidas. “Não dou palpite sobre isso. Se o governador (Silval Barbosa) indicar, eu vou dar o meu posicionamento”, ponderou. Ele chegou, inclusive, a dizer que não gostaria de ver nenhum membro de seu partido à frente da agência. “Essa é uma questão suprapartidária”, ressaltou.
Apesar do presidente da Casa descartar, por enquanto, debates relativos a esse assunto, cresce a especulação sobre o assunto. Muitos apostam que o sucessor de Yênes Magalhães poderia até sair da Assembleia. “O presidente da Agecopa tem que ser alguém com experiência em gestão. Acho que não há nenhum deputado com esse perfil”, afirmou Riva.
De todo modo, Riva pontua que neste momento os deputados estão focados nos debates relativos à alteração no modelo de gestão, que deve ser presidencialista. Assim, o comandante será responsável por todas as ações, consultando os demais diretores. Hoje a agência funciona por meio de colegiado, permitindo que os outros membros tenham autonomia para tomar decisões, mesmo sem o aval de Yênes. Apesar disso, ele responde juridicamente junto aos órgãos fiscalizadores.
Além de Yênes, a Agecopa é composta por Jefferson Carlos Castro Junior (Orçamento e Finanças), Roberto França (Comunicação e Marketing), Yuri Bastos (Assuntos Estratégicos) e Agripino Bonilha Filho (Articulação Interinstitucional).
Comentários