Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 12 de Abril de 2011 às 19:24
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB) aguarda a conclusão de um plano municipal de saneamento básico para decidir qual será o melhor caminho para aumentar o número de redes de abastecimento de água, coleta e tratamento do esgoto. A tendência é que uma empresa comande a companhia por meio de uma concessão. “Precisamos primeiro saber qual é o tamanho do problema, para apenas depois tomar uma decisão”, ressalta o prefeito.

Segundo ele, o plano será concluído em maio, para somente depois os primeiros encaminhamentos serem dados. Há muita expectativa sobre a questão porque os debates já se tornam cada vez mais intensos na Câmara, dividindo opiniões. A grande maioria, entretanto, já dá sinais de que deve dar o aval para que o petebista implemente o novo modelo. Ainda há os que resistem, como o petista Lúdio Cabral que cobra a criação de uma CPI para investigar como estão sendo aplicados os R$ 90 milhões arrecadados pela Sanecap. Como Galindo possui uma base sólida no Legislativo, a medida sugerida por ele não deve prosperar.

No ano passado, os vereadores chegaram a criar uma comissão especial para debater a existência de supostas irregularidades. Por fim, concederam um prazo de 90 dias para a companhia resolver as falhas e o assunto foi esquecido.

O debate em torno da privatização ou cessão da Sanecap é antigo, dando sido defendido pelo ex-prefeito da Capital Wilson Santos (PSDB). Ele tentou emplacar a alteração, mas diante da pressão popular recuou. Agora, o assunto volta a receber críticas, inclusive, de deputados como Guilherme Maluf (PSDB).

Para o tucano a medida é retrógrada e deve impossibilitar que os recursos do PAC sejam aplicados na Capital. O prefeito garante, entretanto, que não haverá prejuízos à população. Ele pontua que se uma empresa assumir a Sanecap, os recursos continuam assegurados, mas ao invés de serem destinados por meio de fundo perdido, serão repassados em forma de financiamento.
 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/68041/visualizar/