AL, Governo do Estado e AMM oportunizaram discussão ampliada sobre necessidades dos municípios
Poderes recebem reivindicações de prefeitos
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), destacou a importância da reunião ampliada com os prefeitos dirigentes dos 15 Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, realizada ao longo desta terça-feira (12), na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Riva disse que essa é uma maneira de atender a todos os prefeitos, de forma mais rápida e eficiente.
“Muito proveitosa essa reunião. O governador já garantiu que priorizará recursos para a recuperação da malha viária e para resolver a questão da falta d’água nos assentamentos com a instalação de poços artesianos”, informou Riva.
Dividida em dois dias para que todos sejam ouvidos, a próxima reunião será no dia 19 deste mês. “São problemas comuns que vamos nos empenhar para resolver”, afirmou o governador Silval Barbosa (PMDB).
A recuperação de estradas e pavimentação asfáltica está entre as principais reivindicações. A inserção de programas voltados à piscicultura, agricultura familiar, regularização fundiária e investimentos na área de fronteira também foram solicitados. Para o transporte escolar, o Governo do Estado anunciou a liberação de 390 ônibus ainda neste semestre.
De acordo com o presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá, os prefeitos estão otimistas com o resultado da reunião. “O governador se mostra muito coerente e sensível às causas municipalistas. A reunião ampliada facilita o atendimento regional”.
Com problemas de logística, o prefeito de Castanheira, José Antunes de França, popular Dega, disse que a região começa a melhorar, pois o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) já liberou o maquinário para a recuperação de estradas. “As máquinas já estão trabalhando na MT-174. Agora queremos viabilizar o asfaltamento de mais 126 quilômetros dessa rodovia”, declarou Dega, que dirige o Consórcio do Vale do Juruena.
Já o prefeito de Jangada, Valdeci Kemer, presidente do Consórcio Vale do Rio Cuiabá, solicitou revisão do repasse do ICMS aos municípios; investimentos à área social e recuperação de estradas. “Queremos parcerias com o governo para efetivar os investimentos que a comunidade precisa”.
Também foram recebidos os prefeitos dirigentes dos consórcios do Complexo Nascente do Pantanal, do Vale do Guaporé, Vale do Teles Pires, Região Sul, Alto Teles Pires e do Norte Araguaia.
No dia 19 serão atendidos os municípios que compõem os consórcios do Alto do Rio Paraguai, Nascente do Araguaia, Portal do Araguaia, Médio Araguaia, Vale do Arinos, Araguaia e Portal da Amazônia.
Comentários