Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 14 de Abril de 2011 às 10:35
Por: Alexandre Alves

    Imprimir


As construções da pista e do terminal aeroportuário foram iniciadas em 2005, mas até hoje não estão concluídas e, o primeiro passo para terminar a obra e colocar o Aeroporto Municipal de Sorriso (410 km de Cuiabá) em funcionamento será construir o Terminal de Passageiros. Parra isso, a prefeitura lançou, hoje, o edital da licitação – modalidade tomada de preços – com data prevista para abertura de envelopes no dia três de maio.

O prefeito Clomir Bedin, o “Chicão” (PMDB), disse, no último domingo, ao Olhar Direto, que todos os trâmites burocráticos já foram resolvidos. “Temos a liberação da Anac e não há mais impedimentos jurídicos. Agora vamos construir o terminal e a pista será finalizada”, falou o prefeito.

O aeroporto havia sido iniciado por meio de dois convênios: um com o Estado para a construção da pista e, outro, com a União - através do Ministério do Turismo – para a construção do terminal de embarque de passageiros.

Até o momento o investimento estimado gira em torno de R$ 3,8 milhões, entre recursos municipais, estaduais e federais e, para a conclusão, são necessários aproximadamente mais R$ 3,5 milhões. Chicão busca financiamentos junto ao governo federal para retomada das obras na pista de pouso e decolagens possivelmente no segundo semestre.

A pista começou a ser construída em 2006 e projetada inicialmente para ter 1.5 mil metros, depois passou para 1.7 mil metros de extensão. No entanto, em 2008 a obra parou devido a um litígio judicial envolvendo a área em que a pista estava sendo feita. Em 2009, o juiz federal Murilo Mendes, da comarca de Sinop, decidiu pela averbação nas matrículas dos imóveis reivindicados, liberando então a retomada das obras.

Para Chicão Bedin, a conclusão do aeroporto e sua entrada em funcionamento significam maior poder de aglutinação de empresas na região. “A microrregião de Sorriso, compreendendo também Lucas do Rio Verde, Ipiranga, Tapurah, Nova Ubiratã e outros municípios adjacentes já tem demanda para atender uma linha aérea, o que facilita para chegada de novos empreendimentos e abertura de mais negócios”.

O prefeito de Sorriso informou que está mantendo contato com o prefeito de Matupá, Fernando Zafonato (DEM), para viabilizarem, junto a uma empresa, uma nova rota aérea em Mato Grosso. “Hoje temos o voo Cuiabá, Sinop, Alta Floresta e precisamos criar novas alternativas. Já conversei com Zafonato a vamos buscar meios de ter um voo Cuiabá, Sorriso, Matupá, quem sabe inicialmente duas ou três vezes por semana e futuramente voos diários, contemplando nossas regiões”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/67891/visualizar/