Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sexta - 15 de Abril de 2011 às 15:38
Por: FABYOLA COUTINHO

    Imprimir


A educação é de longe um dos maiores investimentos públicos. Por meio dela é possível criar uma nova realidade, construir novos referenciais sociais e transformar a vida das pessoas. Baseado nesta premissa, algumas ações de governo tem sido construídas e implementadas nos últimos anos, a exemplo do PróJovem Urbano, uma ação criada para aumento da escolaridade de jovens de 18 a 29 anos, com foco na qualificação profissional e na melhoria da qualidade de vida.

O PróJovem Urbano foi criado pelo Governo Federal e desenvolvida em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs-MT). No ano passado, os 11 municípios de Mato Grosso que executaram o programa conseguiram que 2,4 mil jovens concluíssem o ensino fundamental e alcançassem um direcionamento profissional.

Este ano, a Setecs pretende fazer mais por esses jovens: quer inserí-los no mercado de trabalho formal. Para tanto, serão realizadas parcerias com os municípios para ‘mapear’ as principais necessidades de contratação das empresas e assim, dar condições para que os concluintes do ProJovem possam ter a oportunidade de melhorar a renda de suas famílias.

O projeto foi aprovado na última reunião do Comitê Intersetorial de Políticas para a Juventude do Estado de Mato Grosso, realizada na quinta-feira (14.04). A ação será dividida em quatro fases, que incluem a mobilização dos municípios, estudo preliminar das demandas de emprego regionais, execução de oficinas e grupos de trabalho e a fase de integração, quando se espera inserir os jovens no mercado de trabalho.

Ainda este mês será iniciada a fase de articulação com os 11 municípios de Mato Grosso. De acordo com o secretário adjunto de Assistência Social da Setecs, José Rodrigues Rocha Júnior, os resultados do projeto devem gerar uma inclusão produtiva dos participantes do ProJovem Urbano no Estado.

“Nossa estratégia deve ser entendida como uma ação dinamizadora e estruturante das condições sociais de vida dos mato-grossenses, o que gera a inclusão social e contribui para erradicação da pobreza em nosso Estado”, disse o secretário.

PROJOVEM URBANO

O PróJovem Urbano é um projeto de elevação da escolaridade de jovens que não concluíram o ensino fundamental. O programa tem foco na educação e, sobretudo, na inclusão social.

Os estudantes concluem os estudos em 18 meses e cursam disciplinas do arco ocupacional, como Administração (por formação inicial em almoxarife, arquivista, estoquista e office boy) ou Turismo e Hospitalidade (organizador de eventos, guia de turismo, auxiliar de garçom e recepcionista de hotel). Além disso, os alunos são inseridos em discussões da comunidade, que os levam a refletir sobre o exercício da cidadania e os direitos dos cidadãos.

O projeto foi desenvolvido entre 2009 e 2010 nas cidades de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Juína, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Rondonópolis e Tangará da Serra.

Novas turmas do projeto dependem da liberação da Secretaria Nacional da Juventude, vinculada à Presidência da República que deverá divulgar as datas e o calendários de ações do ProJovem Urbano em todo País.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/67735/visualizar/