Atentado suicida deixa 9 mortos no Afeganistão
O ataque, na base de Gamberi, causou a morte de cinco membros da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês), disse à Efe um porta-voz deste organismo multilateral, que evitou precisar as nacionalidades das vítimas, uma prerrogativa que corresponde a cada país.
Além dos quatro soldados afegãos que também morreram, outros oito militares ficaram feridos, explicou o porta-voz do Exército afegão na região oriental do país, Mohammed Noman Atifi.
"Os membros das forças internacionais e do Exército afegão estavam reunidos" no momento do ataque, acrescentou a fonte da Isaf.
O movimento taleban, por sua vez, indicou um número maior de vítimas.
"Um suicida detonou seus explosivos em uma base militar no distrito de Qarghai matando 12 membros das forças estrangeiras e 14 das forças afegãs", declarou à Efe um porta-voz insurgente, Zabihullah Mujahid.
De acordo com esta versão, o terrorista, identificado como Abdul Gahani, trabalhou nessa base durante o ano passado e detonou a carga que levava durante uma reunião entre as tropas afegãs e internacionais.
Na sexta-feira, o chefe da polícia na conflituosa província afegã de Kandahar, Khan Muhamad Mujahid, e outros dois membros das forças de segurança morreram em outro atentado suicida.
Comentários