25 motos, carros e um caminhão foram levados no final de semana, a maioria em Várzea Grande
Veículos se tornam alvo fácil
Os alvos dos criminosos, que atuam principalmente na periferia de Várzea Grande são as motos Honda de 125 e 250 cilindradas. As ocorrências são semelhantes, as vítimas são abordadas e rendidas ao precisarem reduzir a velocidade em vias esburacadas. Geralmente, a ação é feita por duplas de ladrões que ocupam outra moto ou até bicicleta. Normalmente levam o celular da vítima, com o qual fazem contato para a cobrança da extorsão para a devolução. Segundo os investigadores da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derfva) de Cuiabá, hoje o roubo seguido pela cobrança de resgate se tornou a modalidade mais rentável do ponto de vista dos criminosos, que acabam roubando até 3 motos em uma mesma noite. Depois cobram entre R$ 700 e R$ 1,5 mil para fazer a devolução. Depois do pagamento deixam o veículo em algum local público e avisam a vítima. Com isso se livram da moto que seria a prova da autoria do roubo.
Um assalto bastante ousado foi registrado na avenida 15 de Novembro, no bairro do Porto. A vítima parou no semáforo por volta da 1h15 do sábado e 2 motos pararam uma de cada lado. Um dos garupas desceu, rendeu a vítima apontado uma arma, mandou que descesse, assumiu a direção da moto Honda CG-150, Sport e fugiu.
Já os furtos de motos, quando são levadas sem a presença da vítima, na sua maioria são utilizadas para a prática de roubos ou mesmo em desmanches, asseguram os policiais. Foram 3 furtos de motos em Cuiabá e 2 em Várzea Grande. Já os veículos mais antigos, modelos Gol e Uno, têm sido alvo frequente dos criminosos. O interesse, segundo os policiais, é para abastecer o mercado de peças.
No caso da carreta de óleo, a Polícia acredita que o alvo era a carga, facilmente receptada. O veículo deve ser localizado abandonado em pouco tempo. O motorista J.S., informou que foi rendido em um trecho de subida, onde a velocidade era baixa. O 2 criminosos que o renderam na cabine foram deixados por um caminhão furgão, que havia emparelhado com o dele.
Comentários