Discussão sobre transtornos de ansiedade e humor na APM
O Departamento de Medicina da Família da Associação Paulista de Medicina (APM) promove, em 19 de abril de 2011, uma reunião científica sobre os transtornos de ansiedade e humor.
O evento pretende melhorar a habilidade diagnóstica dos profissionais, redefinindo os transtornos de ansiedade e humor com base no que há de mais novo e de maior qualidade na ciência. O palestrante será o dr. Bruno Antonio de Lima Nogueira, psiquiatra especialista em transtornos de personalidade pela Unifesp e em Avaliação de Serviços de Saúde Mental pela Universidade de Toronto, Canadá.
O especialista apresentará também as possibilidades e versões atualizadas de intervenções nesses acometimentos na atenção primária e os critérios de encaminhamento, usando, para isso, exemplos de casos frequentes no dia a dia do médico da família.
“Essa discussão é importante pelo alto impacto das doenças psiquiátricas no indivíduo e na comunidade, e pela frequência com que estes transtornos aparecem na atenção primaria”, explica dr. Bruno.
De acordo com ele, a prevalência destes transtornos na atenção primaria pode chegar a até 30% a 60% dos casos atendidos.
O grau de perda funcional do paciente, exemplificado pela interferência na capacidade de trabalhar ou de exercer funções antes normais e prazerosas para si, além da dificuldade do autocuidado e o isolamento social podem ser formas de definir a necessidade de encaminhamento para outro especialista.
Os principais transtornos de ansiedade e de humor diagnosticados na atenção primária são transtorno de ansiedade generalizada e depressão.
Comentários