Operação de venda direta de estoques públicos vai leiloar 350 mil unidades do produto do Rio Grande do Sul
Conab comercializa latas de pêssego em calda
Nesta terça-feira, 19 de abril, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, negociará, por venda direta de estoques públicos, 350 mil latas de pêssego em calda-metade do Rio Grande do Sul.
Poderão participar do leilão os interessados que estiverem devidamente cadastrados perante a bolsa por meio da qual pretendam realizar a operação. Também é necessário estar em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sircoi).
De acordo com o gerente da área de comercialização de estoques da Conab, Elias Camargos, o leilão não tem relação com a regulação do abastecimento ou o preço do produto. “É uma forma de evitar maiores custos com a doação do produto, que está para vencer no final do ano”, explica.
O pêssego foi adquirido por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). No entanto, o saldo foi superior à demanda e, então, parte foi destinada à doação e o excedente será colocado à venda nesta terça-feira. “Espero que seja o primeiro de vários outros produtos oriundos da agricultura familiar que serão leiloados. A nossa intenção é abrir um canal de comercialização para o setor”, explicou Paulo Coutinho, gerente de Agricultura Familiar da Conab.
Doações
Entre as ações da Conab para a doação de alimentos, estão, por exemplo, os programas de cestas para a defesa civil. Este é um estoque estratégico com a finalidade de preparar a Companhia para distribuir alimentos no caso de alguma calamidade no país. Outras ações atendem mensalmente grupos específicos, como os sem-terra, quilombolas, indígenas, entre outros. A Conab também promove doações de produtos alimentícios dentro do programa federal Fome Zero.
Comentários