Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 19 de Abril de 2011 às 09:24
Por: CAROLINA HOLLAND

    Imprimir


Geraldo Tavares/DC
Lenoir engordou após trauma; não faz exercício e gosta de gordura
Lenoir engordou após trauma; não faz exercício e gosta de gordura
Cuiabá é a capital com maior número de adultos obesos do Brasil, ou seja, quem tem índice de massa corporal (IMC, peso dividido pela altura ao quadrado) igual ou superior a 30. O dado alarmante foi divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. A pesquisa Vigitel Brasil 2010 (Vigilância de Risco e Proteção para Doenças crônicas por inquérito telefônico) também revela que metade da população cuiabana está com excesso de peso. O estudo foi feito por telefone com pessoas acima de 18 anos entre janeiro e dezembro de 2010. No período, foram realizadas 54,3 mil entrevistas no país.

Na pesquisa de 2009, Cuiabá tinha 13% de adultos obesos. Nos dados divulgados ontem, cujo ano base foi 2010, o número subiu para 19%, com a cidade ficando em primeiro lugar no ranking nacional de adultos obesos, seguida das cidades de Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Curitiba (PR). Em relação ao percentual de pessoas adultas com excesso de peso (com IMC igual ou superior a 25), o número aumentou de 46,7% para 50% da população em um ano e Cuiabá está na 7ª posição entre as capitais brasileiras. Em primeiro lugar está Rio Branco (AC).

O assistente administrativo Lenoir Marques de Leão, de 47 anos, faz parte da estatística de adultos obesos da capital mato-grossense. Ele tem 1,80 de altura e pesa 140 quilos. “Comecei a engordar há uns oito anos por causa de um trauma, depois de um assalto, e também por um problema na tireóide”, conta. Leão bebe muito refrigerante e gosta de fritura, massas e carnes gordas. A sobrecarga nos joelhos e articulações causada pelo excesso de peso o impede de fazer atividades físicas. Em outras palavras, Leão tem uma dieta com muitas calorias e uma rotina com pouco exercício, exatamente o contrário do recomendável à saúde, como explica a professora doutora em Saúde Coletiva da Faculdade de Nutrição da UFMT, Márcia Gonçalves Ferreira Lemos dos Santos.

“De modo geral, dois fatores são a causa desse alto número de obesos: o aumento da ingestão de alimentos com alta densidade energética e a redução no nível da atividade física”, explica. E a tendência é que o número de pessoas obesas e com excesso de peso aumente com o passar do tempo.

“Não é a primeira vez que esses números aparecem. Diferentes pesquisas apontam no mesmo sentido. A população está cada dia mais pesada, e não é um problema apenas em Cuiabá”, alerta.

Para reverter esse quadro, diz a doutora, é preciso diminuir a quantidade de alimentos muito calóricos, investir em atividades físicas e moderar o consumo de álcool. “Um grama de álcool tem 7 calorias e só perde para a gordura, que tem 9 calorias cada grama. Ou seja, é melhor moderar”, recomenda.

DADOS – A pesquisa revela ainda que apenas 14% dos adultos de Cuiabá praticam atividade física no tempo livre e mais da metade das pessoas consome leite integral (que tem maior percentual de gordura). A cidade tem 15% de adultos fumantes e o mesmo percentual de pessoas consomem cinco ou mais porções de frutas e hortaliças por dia. A boa notícia é que 80% dos adultos da Capital consomem feijão cinco ou mais dias por semana. Rico em proteínas, o alimento tem alto teor de ferro, vitamina B e fibras.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/67394/visualizar/