PMs e carcerários são presos por tráfico em presídio
O Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu nesta quarta-feira (19) traficantes, policiais militares e agentes prisionais integrantes de um esquema criminoso que comercializa drogas no Presídio Pascoal Ramos, em Cuiabá. A quadrilha foi desarticulada durante a Operação Ergástulo, fruto de uma investigação iniciada desde maio de 2010 pelo Ministério Público Estadual (MPE).
Conforme assessoria do MPE, as investigações demostraram que a organização era responsável pela distribuição da droga dentro do presídio. Entorpecentes, aparelhos celular e até mesmo armas entravam sem que houvesse a mínima fiscalização.
O processo de investigação teve início depois que a polícia encontrou uma bolsa abandonada no pátio da unidade prisional com 6,6 quilos de maconha, 200 gramas de cocaína, 12 celulares, uma balança digital e sete chips de celular. Na época foi constatado o envolvimento do policial militar Fábio Barbosa Duarte, preso em flagrante.
O coordenador do Gaeco, Paulo Prado, disse que ficou comprovado a relação direta com tráfico de drogas e devido a fragilidade do sistema prisional. “ Acredito que o governador deva traçar urgentemente com todas as instituições envolvidas um plano de fortalecimento, modernização, aparelhamento e seleção criteriosa dos agentes públicos lotados nesse sistema prisional, pois o crime organizado continua a operar de dentro do presídio”, afirmou Prado.
Comentários